sábado, 5 de maio de 2012

REQUEIJÃO LIGHT (IGPE - Inst. de Geriatria Preventiva)

450 g de ricota 1/2 envelope de gelatina sem sabor, branca - 1 colher de chá de sal - 1 xícara de chá de água fervente. MODO DE FAZER - Bater os três primeiros ingredientes no liquidificador e deixar descansar por alguns minutos. Acrescentar a água fervente e bater mais alguns minutos. Valor calórico: 27,57 Cal por colher de sopa.

BOEUF BOURGUIGNON (Eduardo Maya)

1 kg de alcatra limpa, em cubos - sal - pimenta do reino - farinha de trigo - 3 cenouras fatiadas - 3 cebolas fatiadas - 100 g de manteiga - azeite - 1 litro de vinho tinto (Bourgogne de preferência) - 1 litro de caldo de carne - 2 dentes de alho, picados - 1 bouquet garni (tomilho, louro e salsa) - 1 colher de sopa de extrato de tomate - 1/3 de concha de conhaque - 250 g de cogumelos frescos - 250 g de cebolas miúdas - 2 colheres de sopa de açúcar - 150 g de bacon em cubos (opcional. MODO DE FAZER - Temperar a carne com sal e pimenta do reino. Colocar farinha de trigo em um saco plástico, juntar os cubos de carne e misturar bem. Dourar a carne em parte da manteiga com azeite - Flambar com conhaque. Em outra panela, dourar a cenoura e a cebola e juntar à carne. Acrescentar o extrato de tomate, o alho, e vinho e o bouquet garni. Cozinhar por 10 minutoss para tirar acidez do molho. Adicionar o caldo da carne e cozinhar em 3 horas em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Colocar a manteiga (30g), o açúcar e as cebolas miudas em uma panela. Cobrir com água e ferver até que a água se evapore e as cebola fiquem cramelizadas, Dourar o bacon (opcional) na manteiga, acrescentar os cogumelos frescos e refogar por alguns minutos. Juntar as cebolas e colocar tudo na panela da carne. Descansar por 2 horas.

terça-feira, 1 de maio de 2012

ESPAGUETE COM MOLHO DE MAMÃO (GYN/Goiás)

Espaguete cozido "al dente" 2 xíxaras de chá de cebolas picadas - 5 dentes de alho cortados em lâmina - 1 1/2 litro de caldo de carne/galinha - Mamão maduro, descascado, sem sementes (reservar algumas para enfeitar), cortado em cubos - temperos verdes aamarrados juntos - 3/4 colheres de sopa, de azeite extra virgem - pimenta - sal - um punhado de castanha do Pará. Esquentar o azeite, fritar a cebola, depois o alho e o mamão. Deixar suar, virando de vez em quando. Vi criar água. Deixar secar a água. salfar e colocar o caldo de franco conforme a necessidade. Muda de cor ediminui o volume. Cccolocar as ervas e deixar apurar.. Os pedaços de mamão vão ficar disformes, alguns desmancham e engrossa o caldo. Regular com o caldo de carne/galinha, ou água mesmo. Qquanse no final do cozimento colocar a pimenta. Cozinhar mais um pooouco. Servir o molho à parte. Por cima do espaguete, colocar um pouco da castanha e umas sementes do mamão. NOTA: Itens TERMINANTEMENTE proíbidos porque não combina: queijo de qualquer tipo: orégano, loouro, tomilho, etc; tomate; carne moida.

PEPINO

Se deixar o pepino em água com vinagre por algums horas ele perde o gosto forte que tem.

LEITE DE COCO.

Se não tiver leite de coco em casa, pode bater no liquidificador o coco ralado com leite.

TOMATE ACIDO

O tomate fica ácido se for usado em vasilha de alumínio

SOPA DE LENTILHAS

Deixar a lentilha de molho por, mais ou menos, 1 hora. Levar para cozinhar nessa mesma água e juntar caldo de frango, pedaços de pimentão, bacon, cebola, alho (ou rodelas de alho-poró) e deixar cozinhar por uma hora, mais ou menos. Bater no liquidificador para virar um puré e voltar para a panela. Juntar molho inglês, 1/2 lata de creme de leite (ou queijo cottage batido com leite - na proporção de meio a meio) e ir misturando sempre até engrossar. Pode também substituir o creme de leite por requeijão.

PUDIM DE MILHO VERDE

1 lata de milho verde cozida no vapor, sem água - 1 lata de leite condensado - 1 lata de leite de vaca - 1 vidro de leite de coco - 4 ovos - 1 colher de sopa de maizena. MODO DE FAZER - Bater tudo no liquidificador e assar em forma caramelada, em banho-maria.

MACARRÃO CONCHA RECHEADO.

1 pacote de macarrão concha. Recheio: - carne moida ou linguiça calabresa picadinha - 1 maço de espinafre refogado e bem espremido - 250 g de queijo cottage amassado - alho amassado - sal - suco de 1 limão - parmesão ralado - pimenta do reino - orégano (se gostar) - 1 ovo cru, bem batido. Misturar tudo e rechear o macarrão que já deve estar cozido "al dente" Colocar o mcarrão em uma vasilha que possa ir ao forno, cobrir com molho vermelho, parmezão,mozzarlla ou queijo suiço. Orégano. Levar ao forno de 170º (baixo) por 30 minutos.

ESPAGUETE COM AZEITONAS VERDES

1 xícara de chá de azeitonas verdes, sem caroço -azeite extra virgem - 1/4 de xícara de chá de creme de leite sem soro - 1/2 cebola em rodelas - 3 dentes de alho em rodelas. Espaguete MODO DE FAZER - Colocar as azeitonas em uma vasilha e cobrir com azeite, por dois dias. Depois, levar ao fogo as azeitonas juntamente com o azeite em que elas ficaram de molho e juntar a cebola, o alho e o creme de leite. Deixar ferver 5 minutos (se for no creme de leite de caixinha porque ele não talha). Misturar ao espaguete que já deve estar cozido "al ponto"

SALADA DE SARDINHA EM LATA

2 latas de sardinha no azeite = pimentão sem pele - 1 tomate sem pele e sem sementes - 1/4 de xícara de chá de azeite extra virgem - 1/2 cebola em fatias - 2 dentes de alho ou o branco de um alho poró em rodelas - MODO DE FAZER - Dar um ligeira passada na água, nas sardinhas. Colocar em um pirex. Por cima colocar fatias de pimentão, de tomate, alho ou o alho poró. Salpicar um pouquinho de pimenta do reino. Botar o azeeite por cim. Tampar e levar ao forno de 170º (forno baixo) por 30 minutos.

RAVIOLI COM MOLHO DE QUEIJO ROQUEFORT

Cozinhar o ravioli e reservar. Fazer um molho com queijo Roquefort da seguinte maneira: em uma frigideira colocar umas 2 colheres de sopa de azeite extra virgem ou de manteiga. Fitar algumas rodelas de cebola e 2 dentes de alho em rodelas; juntar um pedaço de queijo Roquefort (pode ser o Gorgonzola ou o Camanbert), 1/2 lata de creme de leite sem soro e caldo de carne. Quando o queijo derreter, apagar o fogo e jogar o parmesão. Misturar ao macarrão e jogar cheiro verde por cima.

MACARRÃO COM MOLHO DE GORGONZOLA.

Macarrão - 100g de gorgonzola - 1/4 de xícara de creme de leite - queijo parmesão a gosto - salsinha - 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou manteiga. MODO DE FAZER. Cozinhar o macarrão e reservar. Em uma frigideira colocar o azeite ou a manteiga, o creme de leite e o gorgonzola para derreter. Depois de derretido jogar o parmesão. Misturar ao macarrão e jogar salsinha picada por sima.

LEGUMES COM VINHO

3 colheres de sopa azeite - 2 dentes de alho - 1/2 cebola, pimenta do reino - suco de 1/2 limão - 1/4 de copo de vinho branco ou do porto. Colocar o azeite na frigideira e fritar a cebola e o alho em lâminas. Em seguida botar a abobrinha em rodelas finas e a vagem em pedaços. Refogar por 5 minutos. Não colocar água. Tampar. Cozinhar mais uns 5 minutos e botar orégano, tomate sem pele e sem semente, 1/4 de xícara de caldo de carne, sal, pimenta e 1/4 de copo do vinho. Deixar cozinhar até que os legumes fiquem macios, mas não desmanchandos. Devem ficar crocantes.

CENOURA COM CHAMPANHE

Cortar rodelas de cenoura e fritar no azeite ou manteiga. Colocar 1/2 xícara de chá de caldo de carne, 1/2 xícara de chá de champanhe ou vinho branco e caldo de 1/2 limão. Provar o sal e a pimenta.

PEIXE COM CHAMPANHE (TV)

Fritar cebola no azeite ou na manteiga. Por cima colocar filet de linguado e cheito verde. Salpicar sal. 1 xícara de chá de champanhe (ou vinho branco). Tampar e cozinhar por 20 minuto, mais ou menos. Retirar os pedaços do peixe da panela com uma espumadeira e colocar em uma vasilha. Provar o molho e engrossar com um "roux", mexendo rapidamente, e despejar em cima do peixe. ROUX - Botar na frigideira uma colher de manteiga e uma de farinha de trigo e ir mexendo até virar uma farofa. Pode guardar na geladeira porque serve para engrossar caldo.

CALDA DE CHOCOLATE

3 colheres de sopa de açúcar - 3 colheres de sopa de chocolate em pó (não serve Nescau) - 1 colher de sopa de manteiga - 3/4 de xícara de chá de leite Misturar tudo e levar ao fogo para engrossar. Depois de pronto juntar 2 colheres de sopa de licor de menta. PODE SER SERVIDA FRIA OU QUENTE . Acompanha mousse de chocolate branco ou sorvete.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ABOBRINHA EMPANADA

Parta a abobrinha em rodelas. Passe nos ovos batidos, na farinha de trigo e frite em óleo bem quente, regulando o fogo para não queimar. Sirva quente. Se quiser não precisa passar nos ovos. SUGESTÃO: depois das abobrinha frita, arrume em um pirex, intercalando cada camada de abobrinha com molho de tomates, sendo a última de molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para derreter o queijo.

MOELA

Refogar a moela no azeite com cebola, alho, um pouco de pimenta do reino. Colocar vinho e deixar cozinhar. Acrescentar tomate sem pele e sem sementes. Na hora de servir, botar queijo ralado por cima.

COSTELINHAS

Temperar com limão, ssl, alho e pimenta do reino. Fritar. Depois de dourada, botar vinho, molho de tomate e deixar cozinhar mais um pouco.

FILET DE PEITO DE FRANGO COM QUEIJO BRIE (tv)

- Bater o peito do frango entre duas folhas de plástico e temperar com sal e pimenta do reino. Botar pedaço de queijo brie no centro e dobrar uma parte sobre a outra. Prender com palito. Passar o peito na farinha de rosca, dar uma leve fritada na manteiga e levar ao forno para dourar. (O QUEIJO TEM DE ESTAR GELADO) - MOLHO (FRAMBOESA, AMORA OU MORANGO) -- Bater a fruta no liquidificador e passar na peneira para tirar as sementes. Na frigideira que fritou os peitos, botar cebola picada e fritar um pouco; botar um pouco de caldo de frango e a polpa da fruta. Temperar com sal e pimenta do reino (se precisar). Botar manteiga e bater com o fouet ou um garfo, para encorpar. ARRANJO DO PRATO Fazer uma cama com folhar de endívia, botar os peitos e por cima deles o molho. Enfeitar com pistche fresco picado ou algumas das frutas usadas no molho.

FILET DE PEIXE RECHEADO COM SALMÃO (Bélgica)

- Cortar o salmão em pedaçoes e bater no Master com uma clara, creme de leite sem soro, sal e pimenta do reino. - Botar um pouco desa massa em cada filet, enrolar e prender com palito. Levar para cozinhar no vapor Pode ser assado, enrolado em folha de alface. - MOLHO - Fritar cebola na manteiga, botar cerveja, tomate em pedaços e deixar ferver. Acrtescentar creme de leite, temperar e servir com o filet.

MOUSSE DE MANGA (Odette/Jfa)

4 mangas cortadas em fatias 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite (sem soro) Bater tudo no liquidificador e levar para gelar.

ARROZ COM BACALHAU (tv)

Bacalhau - pimentão - tomate - cebola - azeite - alho - salsinha MODO DE FAZER Deixar o bacalhau de molho para dessalgar. No dia seguinte desfiar (não precisa ser muito fino). Cortar pimentão, tomate, cebola em pedaços pequenos e refogar no azeite juntamente com alho e salsinha. Juntar o bacalhau e refogar mais um pouco,. Juntar o arroz cru. Refogar mais um pouco Juntar água quente, na proporção de 2 xícaras de água para cada xícaras de arroz. Se quiser, pode juntar também azeitonas.

BATATA EM CONSERVA

1 K de batats bem miudas - 500 ml de azeite - 1 xícara de óleo de milho - 1/2 xícara de chá de vinagre de maçã - pimenta calabresa, ou do reino, ou outra, à gosto - 1 cebola grande ralada - 5 dentes de alho, espremidos - 2 xícaras de chá de azeitonas pretas, inteiras 1 a 2 colheres de sopa de sal. MODO DE FAZER - Cozinhar as batatas em panela de pressão por 10 minutos, contados depois que começar a soltar a pressão. Quando as batatas estiverem frias, fure-as com palito para que os temperos penetrem. Em uma panela juntar tudo: primeiro as batats e o restante por cima delas. Menos as azeitonas e o sal. Refogar bem por uns 15 minutos. Mexer de vez em quando movimentado a panela, sem usar talher. Desligar o fogo e salpicar por cima o sal. Juntar as azeitonas e tampar a panela, deixando esfriar. Juntar as azeitonas e tampar a panela deixando esfriar bem. Transferir para um vidro transparente, baixo e de boca larga. Se precisar, completar com azeite até que as batatas fiquem todas imersas. Conservar na geladeira por 1 mês, mais ouo menos. Agitar antes de servir. Se gostar, salpicar um pouco de orégano.

PUDIM QUE NÃO VAI AO FOGO

1 lata de leite condensado - 1 lata de creme de leite, sem soro - 1 lata (medida na lata de leite condensado)de leite - 1 caixinha de Maria Mole dissolvida em uma xícara de água fervente. MODO DE FAZER - Bater tudo no liquidificador e colocar em uma forma caramelada. Levar à geladeira e virar no dia seguinte.

CAVIAR DE SAGU (Carlos Eduardo)

1 xícara de chá com bolinhas de sagu - 4 xícaras de chá de água - 1 xícara de chá de shoyo - 1/2 copo de vinho tinto - 1 tablete de caldo de peixe ou envelope de Hondashi - MODO DE FAZER - Misturar o sagu com 2 xícaras de água e deixar descansar 5 minutos. Levar o sagu ao fogo com mais 1 xícara de água, mexendo até abrir fervura. Deixar ferver mais 3 minutos. Escorrer as bolinhas em uma peneira, lavando-as em água corrente para tirar a goma. Arrumar as bolinhas em um refratário com a 4ª xícara de água e levar à geladeira de um dia para outro. No dia seguinte levar as bolinhas novamente ao fogo com o shoyo, o vinho e o caldo de peixe. Deixar ferver. Voltar as bolinhas para geladeira e deixar algumas horas. DICAS; Servir como guarnição de peixer ou sobre torradinhas, como se fosse caviar de verdade.,

MOUSSE DE BIS (Carlos Eduardo)

1 lata de leite condensado - 2 latas de creme de leite (sem soro) - 2 caixas de chocolate bis. MODO DE FAZER - Bater tudo no liquidificador e levar) para gelar. DICA - Deixar no freezer e tirar uns 10 minutos antes; assim fica com uma consistência meio mousse, meio sorvete.

RISOTO DE BACALHAU, TOMATE SECO E ALHO PORÓ (Web)

1/2 k de bacalhau dessalgado - 100 G de tomate sco - 4 alhos-porós médios - 2 dentes de alho - 3 colheres de sopa de azeite de oliva 3 xícaras de chá de arroz arbório. MODO DE PREPARO - Lavar o bacalhau, cortar em pedaços médios e colocar numa tigela com 2 litros de água fria. Deixar de molho na geladeira por 36 hs., trocando a água, no mínimo, 5 vezes. Escorrer a água do bacalhau, colocar em uma panela com 2 litros de água e cozinhar até ficar macio. Retirar do fogo, reserva a água do cozimento (desde que não esteja salgada), mantendo-a aquecida. Eliminar a pele e as espinhas do bacalhau, desfiar finamente e reservar. Picar os tomates em tirar finas e resevar. Lavar o alho-poró, eliminar as raizes e as folhas verdes. Lavar e cortar os talos em rodelas finas e resevar. Descascar e amassar os dentes de alho. Reservar. Colocar em uma panela o azeite de oliva, o bacalhau desfiado, o tomate seco, o alho-poró e o alho. Levar ao fogo e refogar, mexendo de vez em quando, até o bacalhau ficar levemente dourado. Em seguida adicionar o arroz e refogar, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem brilhantes. Juntar 1/2 xícara de chá da água do bacalhau fervente e deixar cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, até não ter mais líquido. Continuar cozinhando e, à cada minuto, despejar 1/2 xícara de chá da água do cozimento do bacalhau. Não parar de mexer, raspando sempre o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente. Retirar do fogo e manter a panela tampada por 3 minutos antes de servir.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...