quinta-feira, 11 de julho de 2013

PÃO DE TOMATE (A arte de fazer pão de Romélia C.A.Meyer)

2/3 xícaras de chá de água morna - 1 colher de sopa de fermento biológico - 2 colheres de chá de sal - 1 1/2 colher de sopa de açúcar - 1 lata de suco ou de purê de tomate de 350g, ou 1 xícara de chá e suco fresco ou enlatado, de tomate. Só não serve a "massa de tomate" - 2 colheres de sopa de óleo - 5 xícaras de chá de farinha de trigo, aproximadamente. Pode ser mais um pouco à mão. MODO DE FAZER: - Dissolver o fermento com 1 colher de chá de açúcar, tirada da pedida na receita, na água morna. Deixar crescer, coberto, por uns 15 ou 20 minutos. Aquecer o suco do tomate e juntá-los ao fermento, misturando bem. Acrescentar o resto do açúcar, o sal e o óleo, mexendo sempre. Aos poucos ir batendo sempre, enquanto juntar a farinha, até obter boa consistência para amassar. Colocar em uma mesa enfarinhada e amassar por uns 10 minutos, até que a massa fique lisa e elástica. Colocar em vasilha untada; unte também a parte de cima da massa, cobrir e deixar crescer até dobrar de volume. Abaixar a massa, amassar por uns 2 minutos, formar os pães e deixá-los crescer em formas untadas. Untar a superfície da massa. Ao dobrarem de volume, colocar em forno pré aquecido e em temperatura moderada (190º) até ficarem dourados e assados.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PÃO BRANCO LEVÍSSIMO (Minha adaptação do livro "A arte de fazer pão)

2 tabletes de fermento biológico (ou 1 colher de sopa do fermento biológico seco)- 1 colher de sopa de açúcar cristal - 1 xícara de chá de água morna (38º) - 1/3 de xícara de chá de manteiga ou margarina, cortada em pedaços pequenos (65g) - 1/4 de xícara de chá de leite e 2/4 de xícara de chá de água (ou vice-versa) - 1 ovo - 2 colheres de chá de sal - 5 a 6 xícaras de chá de farinha de trigo - Fubá para polvilhar a forma untada. MODO DE FAZER: - Em uma vasilha, misturar o fermento, o açúcar, a xícara de água morna e uma xícara de chá de farinha de trigo. Misturar bem, cobrir e deixar fermentar por uns 40 minutos. Aquecer a água com o leite, colocar a manteiga ou margarina e deixa-la derreter. Acrescentar o sal, o ovo e o fermento. Bater com a batedeira e ir acrescentando a farinha, xícara por xícara e sempre misturando bem. Não precisa botar farinha até poder moldar os pães. Ir botando a farinha até que a massa fique bem grossa e não possa mais bater na batedeira. Cobrir e levar em um lugar quente para crescer. Antes, botar um pouco da massa em um copo com água. Quando ela subir, a massa estará pronta. Com uma colher de pau mexer bem a massa para ela abaixar e tirar todo o ar. Ir botando as colheradas da massa em forma untada e enfarinhada com um pouco de fubá. Botar outro pouquinho da massa em um copo de água até que ela suba. Deixar crescer outra vez em um lugar quente, sem vento e sem corrente de ar. Deve levar, mais ou menos, 50/60 minutos. Nessa hora acender o forno e depois de 10/15 mi8nutos levar o pão para assar até que ele fique corado e soe oco quando bater com os dedos nele. Tirando do forno, passar por cima um pouco de manteiga, cobrir e deixar esfriar.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...