quinta-feira, 23 de abril de 2015

BOLO DE FUBÁ CREMOSO (Márcia Spinosa)

  • 03 ovos - 04 xícaras de leite - 01 e 1/2 xícara de fubá fino (tipo mimoso) - 02 xícaras de açúcar - 02 colheres de sopa de farinha de trigo - 02 colheres de sopa de margarina - 01 pitada de sal - 100 gramas de cream cheese ou creme de queijo minas - 100 gramas de queijo ralado a gosto -
  • 01 colher de sopa de fermento em pó   -    MODO DE FAZER  -
  • Bater bem no liquidificador, o fubá, açúcar, trigo,margarina, leite e ovos . Desligue, acrescente o cream cheese e o queijo parmesão, bata mais um pouco, coloque o fermento e bata mais para misturar.
  • Coloque em forma untada com margarina e trigo
  • Leve ao forno preaquecido para assar por aproximadamente 30 minutos com a temperatura de 180 graus.
  •     ESTE BOLO FICA MUITO BOM.

PÃO COM FARINHA DE LINHAÇA DOURADA ((Temperaria)

  • 3 1/2 xícaras de cá de farinha de trigo - 3/4 xícara de farinha de linhaça dourada - 1 1/2 xícara de água morna - 2 colheres de sopa de fermento biológico em pó - 6 colheres de sopa de acúcar - 3/4 colher de sopa de sal -1 gema de ovo para pincelar - Gergelim preto para decorar (opcional)    -   MODO DE FAZER  - Peneire a farinha de trigo e o açúcar. Misture com a farinha de linhaça e o sal. Reserve. – Dissolva o fermento na água morna. Deixe descansar por 3 minutos. Acrescente o líquido na mistura dos secos (faça um buraco no meio e jogue o líquido dentro). Vá integrando todos os ingredientes com as mãos. É uma massa muito fácil de ser trabalhada, leve e elástica.
    – Sove a massa por uns 10 minutos sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Coloque para descansar numa tigela em local escuro e abafado por 40 minutos (ela vai dobrar de tamanho ou mais).
    – Depois do descanso dobre a massa umas 3 vezes, para tirar o ar. Molde o pão como quiser e coloque numa forma untada e enfarinhada (usei uma para pão de forma). Faça pequenos cortes diagonais na superfície do pão e deixe descansar novamente por mais 40 minutos (ela vai crescer bastante ainda).
    – Pincele o pão com gema de ovo e jogue um pouco de gergelim preto para decorar. Leve ao forno pre-aquecido a 200°C até o pão ficar douradinho na superfície (faça o teste batendo na parte inferior do pão. Se o barulho for oco ele já está todo assado por dentro). Retire do forno e coloque para esfriar numa grade, para não suar. Pode servir morno ou frio. 
  •    ESSE PÃO FICA MUITO BOM E MACIO.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...