terça-feira, 22 de junho de 2010

LEGUMES NA MANTEIGA COM LIMÃO (Thatê)

Cortar em rodelas, abobrinha, cenoura e chuchu. Se quiser acrescenta outros legumes. Cozinhar no vapor.
Em uma frigideira botar manteiga, cebola em rodelas, sal com alho e passar ai os legumes. Deixar fritar um pouco e acrescentar caldo de limão (se não tiver pode ser vinagre). Deixar ferver nesse vinagrete, misturar cheiro verde e servir. Pode ser quente ou frio.

RISOTO VEGETARIANO (Thatê)

- Pegar: abobrinha, couve-flor, brócoli, vagem, cenoura e ervilha. Cortar em pedaços pequenos e cozinhar no vapor. Juntar a esses legumes pimentão verde, vermelho e amarelo, picados.
- Em uma panela grande botar azeite, cebola picada, alho socado com sal e refogar o arroz arborio (ou outro próprio para risoto). Depois de refogado botar vinho branco, deixando ferver até que o vinho se evapore (se não tiver vinho pode ser pinga).
- Levar uma água para ferver com caldo Knorr. Ela tem que ficar apenas no início da ebulição. Ir colocando a metade da água no arroz, aos poucos. Colocar com uma concha.
- Depois que tiver colocado a metade da água, o arroz deve de estar meio cozido. Aí, então, misturar todos os legumes que foram cozidos no vapor, mais os pimentões picados.
- Colocar o resto da água, também aos poucos. O arroz fica firme e ainda com um pouco de líquido para não ficar muito seco. Apagar o fogo, misturar manteiga, queijo parmesão ralado e cheiro verde picado. Servir em seguida. Pode enfeitar com tomatinho cereja, azeitona ou arroz selvagem frito e rebentado.

- A base do arroz é de 80 gramas por pessoa, ou seja, uma xícara de café. Os outros ingredientes irão depender da quantidade do arroz. A base do vinho é meio copo para 4 xícaras de arroz. Se botar mais, não tem importância. Ele evapora.

LOMBINHO DEFUMADO NO FORNO (Zulma)

LOMBINHO DEFUMADO NO FORNO

Passar limão no lombinho e levar para assar. É rápido
MOLHO – 1 copo de requeijão - ½ lata de creme de leite - 1 colher de sopa de farinha de trigo – 1 colher de sopa de queijo parmesão. Levar ao fogo até começar a ferver. Jogar por cima do lombinho, botar queijo parmesão ralado por cima e levar ao forno para gratinar.

LOMBO DE PORCO COM BACON E CEBOLA (Zulma)

1 k. de filet ou de lombo. Temperar de véspera. No dia seguinte cortar em fatias até um pouco abaixo da metade. - Colocar entre as fatias bacon e cebola bem picadinhos. - Misturar 1 xícara de café de mostarda, 1 de molho inglês – 1 de ketchup – 1 de óleo. Jogar essa mistura em cima da carne, cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente por 40 minutos. Em seguida, retirar o papel e deixar mais 20 minutos no forno  ( até corar)   – Engrossar o caldo que ficar no tabuleiro, acrescentar rodelas de cebola e tomate e servir à parte..

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...