sexta-feira, 18 de março de 2011

ROSBIFE AO MOLHO DE ERVAS E MAÇÃS

INGREDIENTES: 1K de filet mignon inteiro e limpo - 1 colher de sobremesa de tomilho - 1 colher de chá de pimenta do reino - sal a gosto - 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina -1 colher de sopa de azeite - 150G de cogumelos - 4 colheres de sopa de vinho branco - 200g de creme de leite fresco - 2 maçãs com casca cortadas em gomos. 2 colheres de sopa de salsa picada.
MODO DE FAZER; Tempere a carne com sal, pimenta e o tomilho. Deixe-a descansar por 10 minutos. Derreta a margarina ou a manteiga junto com o azeite e frite a carne por cinco minutos de cada lado, se quiser que fique "no ponto", ou, seis minutos de cada lado, se quiser um rosbife menos cru. Passe-a em seguida para uma travessa aquecida. Na mesma panela em que fritou a carne junte os cogumelos picados com um pouco de sua água. Leve ao fogo e refogue-os com o vinho. Junte o creme de leite e, por último,as maçãs e a salsa. Ferva esse molho por três minutos. Arrume as maçãs em volta do rosbife e regue com o molho. Sirva com arroz branco e batata palha.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Uso: prato principal.

CHUTNEY DE MAÇÃS

INGREDIENTES: 500g de maçãs (mais ou menos 4), descascadas e picada - 1 xícara de chá de açúcar mascavo - 1 xícara de chá de mel - 2 dentes de alho socados - 2 cravos da Índia - 1 colher de chá de noz-moscada - 1 xícara de chá de vinagre branco - 1 colher de chá de pimenta do reino - 2 xícaras de chá de vinho brando - 1 xícara de chá de uvas passas brancas - 1 colher de sopa de Maizena
MODO DE FAZER - Ponha todos os ingredientes em uma panela, menos a Maizena e o vinagre; leva ao fogo em banho-maria. Quando a água do banho-maria começar a ferver tampe a panela e deixe mais 20 minutos em fogo baixo. Junte a Maizena diluída em um pouco de água e mexa até engrossar. Retire do fogo, junte o vinagre e despeje imediatamente em vidros esterilizados. Fechar hermeticamente.
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 6 xícaras. NOTA: Se achar que ele ficou um pouco ralo e quiser engrossar mais um pouco, é só levar diretamente ao fogo baixo e deixar ferver mais um pouco.

GELEIA DE MAÇÃS

INGREDIENTES : 1/2 k de maçãs - açúcar o quanto baste - 1 colher de sopa de caldo de limão e mais 1/2 copo desse suco no qual as maçãs ficarão de molho - 1 colher de sopa de raspas de laranja - 2 cravos da Índia - 1 paus de canela.
MODO DE FAZER - Corte as maçãs, sem descascá-las. Elimine as sementes e deixe as frutas de molho numa vasilha com água e 1/2 copo de caldo de limão. Depois escorra-las e coloque-as numa panela, com água suficiente para cobrí-la. Tampe, leve ao fogo e deixe cozinhar lentamente, junto com 1 colher de sopa de suco de limão, as raspas de laranja, o cravo e a canela. Passe por um pano molhado bem torcido, sem apertar. (a geleia deve ficar transparente, Meça o caldo obtido e coloque 1 xícara de chá de açúcar para cada xícara de chá de caldo. Leve de volta ao fogo brando e deixe ferver, até que engrosse e atinja ponto de geleia. Despeje em vidros esterilizados e feche-os bem. (Esterilizar: botar os vidros em uma panela com água e ferver)
PONTO DE GELEIA: para conhecer o ponto certo, pingue num prato uma pequena quantidade de geleia e deixe-a esfriar. Depois passe uma faca no meio; se a fenda formada se mantiver, estará no ponto.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 400g a 500g

ROSCA RECHEADA DE MAÇÂS

INGREDIENTES - 1 lata de leite condensado - a mesma medida de leite (1 lata) - 1/2 lata (a mesma medida) de óleo - 100 g de fermento para pão - 1 xícara de café de leite morno - 4 ovos - 1 k de farinha de trigo peneirada - 6 maçãs - suco de 1 laranja - 1 xícara de chá de nozes, amêndoas, passas ou frutas secas picadas - 4 colheres de sopa de açúcar - 2 paus de canela.
MODO DE FAZER - Dissolva o fermento no leite morno e reserve-o. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o óleo, os ovos e o fermento reservado. Numa vasílha grande, coloque a farinha. Abra uma cova no centro e ponha ai os ingredientes batidos. Vá misturando-os com uma colher de pau até que se liguem bem com a farinha. Polvilhe uma superfície com farinha e passe a massa para lá. Amasse-a com as mãos até que fique bem lisa, cubra-a, bota a bacia dentro de um saco plástico e deixe em um lugar aquecido até que dobre de volume (mais ou menos meia hora, embora isso varie, dependendo da temperatura do dia). Enquanto espera, faça o recheio. Descasque as maçãs, tire as sementes e rale-as no ralador grosso. Leve a cozinhar, em fogo baixo, com o açúcar, o suco de laranja e os paus de canela. Quando estiver cozido, como um pirão, junte as frutas secas e misture-as;
MODO DE ARMAR: divida a massa em duas partes. Reserve uma delas e divida a outra em três porções. Numa superfície enfarinhada, abra cada uma dessas três porções com um rolo, formando retângulos compridos. Recheie-os e enrole-os no sentido da largura, formando assim três cordões. Trance-os e una suas pontas. Deixe crescer por mais 20 minutos, pincele com gema e leve ao forno quente por meia hora. Faça o mesmo com o outro pedaço e massa reservado.
COMO CONGELAR: essa rosca pode ser congelada. Para tanto, asse-a, espere esfriar e embale-a em plástico. Fecha bem e leve-a ao freezer. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por 3 horas ou coloque em forno fraco por 30 minutos.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2 roscas grandes

BOLO DE FUBÁ CREMOSO

INGREDIENTES - 1 xícara de chá de fubá - 3 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 1/2 colher de sopa de manteiga - 1 colher de sopa de Pó Royal - 1 pires de queijo ralado - 2 ovos - 3 xícaras de chá de leite - 2 1/2 xícaras de chá de açúcar.
MODO DE FAZER Bata os ovos inteiros, acrescente a manteiga derretida, o leite e por último os ingredientes secos. Assar em forma untada e enfarinhada. Forno médio.

BOLO DE BANANAS (Internet)

INGREDIENTES - 4 bananas nanicas bem maduras - 4 colheres de sopa de óleo (soja, milho, girassol ou canola) - 1 1/2 xícara de chá de açúcar - 1 colher das de sobremesa de fermento em pó - 3 xícaras de farinha de rosca.
PARA POLVILHAR - 3 colheres de sopa de açúcar - 1 colher de sopa de canela em pó
MODO DE FAZER - Bater no liquidificar as bananas, o óleo, o açúcar e o fermento, até ficarem bem misturados - Colocar em uma tigela e misturar delicadamente a farinha de rosca. - Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de rosca e assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos -
Deserformar e cobrir com a mistura de açúcar e canela.

BOLO DE FUBÁ COM QUEIJO (Internet)

INGREDIENTES
- 3 ovos - 2 colheres de açúcar - 1 1/2 xícara de fubá - 2 colheres de sopa de farinha de trigo - 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina - 1 colher de sopa de fermento - 4 xícaras de leite - 1 xícara de queijo mineiro bem curado.
MODO DE FAZER - Bater a manteiga com o açúcar e as gemas até obter uma mistura cremosa - Ir misturando, sem bater, os ingredientes secos, alternando com o leite, sem bater - Separadamente bater as claras em neve e acrescentar à mistura - Colocar em forma untada e polvilhada de fubá e assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos.

LOMBO ASSADO

Ingredientes da Receita de Lombo á Mineira

2 kg de lombo de porco;
1 colher (sopa) de tempero mineiro.

TEMPERO MINEIRO:
200 gramas de alho;
1/2 kg de cebola;
1 molho de cebolinha verde;
2 pimentões verdes;
2 kg de sal;
1 molho de salsa.


Como Fazer Lombo á Mineira

Modo de preparo: TEMPERO MINEIRO:picar a cebola, o alho, os pimentões, cebolinha e salsa. Bater no liquidificador. Engrossar com o sal.

LOMBO: de véspera, temperar o lombo, furando-o com espeto. No outro dia, colocar o lombo numa assadeira untada e levá-lo a forno brando. De vez em quando, para que asse por igual, borrifá-lo com água. Quando estiver macio, deixar corar. Enfeitar com salsa e rodelas de limão.

VACA ATOLADA (Receita Mineira)

Ingredientes da Receita de Vaca Atolada Mineira

·1 kg de costela de vaca;
·2 cebolas picadas;
·4 dentes de alho amassados;
·5 tomates descascados, picados sem sementes;
·1 colher (sopa) de vinagre;
·1 colher (chá) de salsinha picada;
·3 cebolinhas verdes picadas;
·1 cubinho de caldo de carne;
·2 colheres (sopa) de óleo;
·1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços.


Como Fazer Vaca Atolada Mineira

Modo de preparo: Misture as costelas com a cebola e o alho.Leve ao fogo com o óleo e frite até que dourem. Junte os tomates, o vinagre, a salsinha, a cebolinha e o cubinho de caldo de carne. Acrescente água suficiente para cobrir.Cozinhe: quando a carne estiver macia, adicione a mandioca e água suficiente para cozinhá-la.

segunda-feira, 14 de março de 2011

PATÊ DE FÍGADO DE GALINHA

Em uma panela colocar em partes iguais azeite extra virgem e refogar cebola picadinha, pimentão em pedaços pequenos até que a cebola fique macia. Juntar um pouco de sal com alho, pimenta do reino e fígado de galinha. Ir mexendo até que o fígado fique cozido. Provar o sal. Tirar do fogo, amassar com o garfo e botar mais um pouco de azeite extra virgem, juntar azeitonas picadas e servir.

MACARRÃO COM FÍGADO DE GALINHA

Em uma panela colocar azeite e manteiga em partes iguais. Fritar ai cebola, alho picado, uns pedaços de pimentão, um pouco de sal até que a cebola fique transparente. Juntar o fígado, deixar cozinhar até que possa ser amassado com o garfo.
Cozinhar o macarrão (de preferência o talharim) conforme as instruções da embalagem e misturar com o fígado. Jogar por cima salsa e cebolinha verdes.

PATÊ DE PEITO DE PERU

6 fatias de peito de peru defumado - 6 azeitonas recheadas - 4 alcaparras - algumas fatias de cebola - 1 colher de sopa de azeite extra virgem - uma fatia grossa de queijo de Minas meia cura - l/4 de pimentão - l colher de sopa de "Aceto Balsamico"
MODO DE FAZER: Bater tudo muito bem no mini processador. Se precisar bota mais um pouco de azeite.

PÃO DE QUEIJO DE POLVILHO DOCE (Trilhas do sabor/TV)

1 k de polvilho doce - 7 ovos - 1/2 queijo canastra curado - 1 copo de leite (faltando um dedo para encher) - 1 copo de água - 1 copo de óleo - uma colher de café de sal, dissolvido na água. Se o queijo estiver salgado, às vezes nem precisa do sal.
MODO DE FAZER; leva a água e o óleo para ferver e com eles escalda o polvilho, misturando bem. Deixa esfriar um pouco e vai colocando o leite e o ovos, um a um, e o queijo ralado. Se a massa ficar dura, acrescenta mais um pouco de leite. Faça as bolinhas. Pode assar na hora ou levar para congelar.

Queijo (salgado ou sem sal)

Quando o queijo de Minas está muito salgado, deixe-o dentro de uma vasilha funda, com água por algumas horas. Se por acaso ele estiver sem sal, faça a mesma coisa, somente acrescentando um pouco de sal à água.

domingo, 13 de março de 2011

MANDIOCA NO FORNO (Zulma)

Cozinhar a mandioca e cortar em pedaços não muito pequenos. Untar um pirex, botar os pedaços de mandioca e temperar a gosto. Por cima jogar um vidro de leite de coco e fatias de mozzarela. Levar ao forno para derreter a mozzarela.

CANJIQUINHJA COM LINGUIÇA

Ingredientes
• 5 colher(es) de sopa Canjiquinha ou xerém lavada e escorrida
• 2 colher(es) de sopa Azeite de Oliva Espanhol
• 1/2 unidade(s) Pimentão vermelho em pedaços pequenos
• 1 unidade(s) Cebola pequena picada
• 2 colher(es) de sopa Salsinha picada
• 200 g Lingüiça de frango cortada em rodelas
• Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
1
Deixe a canjiquinha de molho por 30 minutos em uma tigela com ½ litro de água. Em seguida, cozinhe a mistura, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até ter consistência de um mingau. Tempere com sal, retire do fogo e reserve.
2
Coloque em uma panela a metade do azeite de oliva, o pimentão e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar macia. Misture a salsinha e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve.
3
Aqueça uma frigideira antiaderente, disponha as rodelas de lingüiça e frite, salteando de vez em quando, por 10 minutos ou até dourar. Retire do fogo.
4
Montagem: arrume nos pratos a canjiquinha, o refogado de cebola e pimentão e a lingüiça. Regue com o azeite de oliva restante e decore com salsinha.

DICA: Dê uma ferventada na linguiça para ficar mais fácil para fatiar.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...