sábado, 24 de março de 2012

RAVIOLI (Receita original da Matildinha)

(A receita da "Raviolli da Mathildinha" foi ensinada a ela pelo Georgino que a trouxe da casa de sua mãe, Bibiana) MASSA - 1 kg de farinha de trigo  - 5 ovos inteiros - 1 colher de sopa, bem cheia de manteiga - 1 pitada de sal - - 1 colher de sopa de fermento químico. RECHEIO - 1/2 queijo de Minas, curado e ralado -7 ovos - cheiro verde - cebola picada - sal e um pouco de massa tomate para dar um colorido - noz moscada.. MODO DE FAZER; Bater as claras em neve, juntar as gemas, o queijo ralado e os temperos. Fazer os pasteis. Cozinhar em água onde tenham sido cozidos os pés, pescoço e asas. O molho não é de tomate, É O MOLHO ONDE FOI COZIDO O FRANGO.

sexta-feira, 23 de março de 2012

BOLO DE LARANJA SEM GORDURA (antiga)

Bater bem 2 claras em neve; juntar as gemas e bater mais um pouco. Adicionar 2 xícaras rasas, de chá, de açúcar e 2 xícaras de chá de farinha de trigo peinerada com uma colher de sopa, rasa, de fermento químico. Misturar tudo muito bem , acrescentar uma xícara de chá de caldo de laranja, fervendo. Mexer bem. Levar para assar em forno quente, em forma untada e enfarinhada. Depois de assado, perfurar a superfície de cima com um garfo. Levar ao fogo uma xícara e meia de caldo de laranja com 4 colheres de sopa de açúcar. Retirar do fogo quando estiver em ponto de fervura e espalhar ainda quente sobre a superfície perfurada. Servir frio.

QUIABO ASSADO COM MILHO VERDE (Receita antiga)

3 xícaras de quiabo em rodelas - 4 colheres de sopa de manteiga ou gordura - 2 xícaras de milho verde cozido =- 1 colher de chá de sal - Pimenta a gosto - 2 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 xícara de chá de leite - 150 gramas de queijo ralado - 1 xícara de farinha de rosca, bem fina. MODO DE FAZER - Fitar o quiabo em 2 colheres de sopa de manteiga ou gordura por 10 minutos, mexendo sempre para não pegar. Colocar uma camada de quiabo frito em uma forma untada. Salpicar sal e pimenta. Colocar uma camada do milho verde cozido. Salpicar com sal e pimenta. Repetir a camada de quiabo e milho verde. Fazer um molho branco com as outras 2 colheres de manteiga, a farinha de trigo, o leite e um ´pouco de sal. Deixar ferver. Retirar do fogo e juntar o queijo ralado. Espalhar por cima das camadas de quiabo e milho. Polvilhar com farinha de rosca e levar para assar em forno brando até corar a farinha de rosca.

EMPADINHAS (Mathildinha)

1 xícara de manteiga - 1 colher de sopa de fermento químico - 1 ovo - 2 xícaras de farinha de trigo - 1/2 xícara de leite. MODO DE FAZER - Peneirar os ingredientes secos em uma tigela. No meio colocar a manteiga, leite e o ovo. Misturar muito bem. Forrar forminhas untadas. Rechear a gosto. Cobrir com massa, passar gema por cima e assar em forno quente por 30 minutos.

MONTANHA RUSSA (Mathildinha/ Receita bem antiga)

Ferver uma garrafa de leite com algumas gotas de baunilha - Em uma vasilha, misturar 4 gemas, 3 colheres de sopa de açúcar (se quiser, pode deixar mais doce) - 2 colheres de sopa de maizena - 1 colher de sopa de manteiga. Misturar com o leite e levar ao fogo para engrossar. Deixar esfriar. Tirar os caroços de umas 200 gramas de ameixas pretas e levar ao fogo com 1 copo de água, 1 cálice de vinho do Porto, cravo, canela em pau, casca de limão e 3 colheres de sopa de açúcar. Deixar engrossar. Depois de frio, arrumar em um pirex uma camada do creme, uma de ameixa, outra do creme. Bater as 4 claras com 8 colheres de açúcar cobrir o creme formando montanhas com as claras.

BOLO DE BANANA (Maria Matilde)

2 xícaras de chá de acúcar - 1 xícara de chá de manteiga - 2 xícaras de chá de farinha de trigo - 1 x[icara de chá de maizena - 2 ovos - 2 colheres de café de fermento químico - 1 copo de leite - algumas bananas nanicas em fatias - açúcar com canela - passas. MODO DE FAZER; - Bater o açúcar com a manteiga, juntar aos poucos a farinha, a maizena e os ovos. Tornar a bater acrescentando o leite, e o fermento, por último. Forrar a forma com açúcar queimado, colocar uma camada de banana, pulverisar com açúcsr e canela e distribuir algumas passas. Cobrir com a massa do bolo. Fazer assim até acabar a massa. Assar em forno médio.

quarta-feira, 21 de março de 2012

EMPADAS DE 3 PINGOS (Mª Clara / 1984)

12 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 colher de sopa de banha - 1 colher de sopa de manteiga - 1 colher de sopa de fermento químico - 2 ovos - 1 copo de leite - 6 colheres de sopa de queijo ralado - sal MODO DE FAZER - Misturar tudo. Pingar um pouco da massa em forminhas untadas; por cima um pouco de recheio (recheio à vontade) e por cima do recheio mais um pouco da massas. Levar para assar em forno quente.

terça-feira, 20 de março de 2012

CREME DE MANGA (Dr. Paiva)

Colocar no fogo até ferver, 4 colheres de manteiga,, 1/2 cebola ralada, 1 pitada de pimenta, suco de 2 mangas ( ou 1 copo de suco de manga pronto, diluido em meio copo de água), 1 pitada de sal. Se precisar, engrossar com um pouco de farinha de trigo. PODE SER SERVIDO COM PEIXE OU FILET DE FRANGO.

LÍNGUA (Dr. Paiva)

1 língua limpa, alho cebola, vinho tinto, temperos a gosto. Depois da língua cozida e fatiada, colocar na panela de pressão com 1 copo de água, alho, cebola e temperos a gosto. Depois de 30 minutos de fervura, desligar o fogo, esperar esfriar, colocar 1 copo de vinho tinto seco e levar ao fogo novamente até levantar a fervura. SERVIR COM ARROZ BRANCO - Serve até 4 pessoas.

FRANGO COM MANDIOQUINHA (dr. Paiva)

1 peito de frango em cubos refogado com manteiga, cebola, 1 colher de colorau e mais algum tempero que quiser. Cozinhar até o ponto desejado; colocar o sal no final 4 mandioquinhas: cozinhar, amassar com garfo, colocar creme de leite de caixinha e misturar bem. Colocar o creme de mandioquinha no fundo de uma travessa e o frango por cima. Ao final, salpicar salsinha sobre o frango.

SALPICÃO (Mathildinha/1984)

Temperar de véspera: 3 lombinhos de porco e 2 peitos de frango. No dia seguinte refogar e cozinhar até que possam ser desfiados. À parte, ralar 2 cenouras cruas, juntar salsa e cebolinha bem picadas, pimentão vermelho e verde em pedacinhos, 2 maçãs ácidas e 2 cebolas raladas. Misturar ao frango e aolombinho desfiados e ligar com um pouco de maionese. Se quiser, pode juntar ervilhas, azeitonas, passas e picles. Na hora de servir misturar batata palha.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FRICASSÉ DE FRANGO (Angélica - Vitória/ES)

2 peitos de frango, grandes e desfiados 2 copos de requeijão cremoso 1 lata de milho verde 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado sal a gosto 1 caixinha de creme de leite 2 cebolas médias picadas 1 colher (sopa) de catchup 3 colheres (sopa) de óleo de soja 2 tabletes de caldo de galinha Maisena, para engrossar 1 vidro de palmito 1 pacote (150 g) de batata palha Queijo mussarela Coloque o peito de frango para cozinhar numa panela grande, com água suficiente para cobri-lo, onde foram dissolvidos dois tabletes de caldo de galinha. Quando o frango estiver bem cozido, desosse e desfie ou pique em pedaços pequenos. Refogue as cebolas com as colheres de óleo. Quando estiverem douradas, acrescente o frango desfiado e refogue. Acrescente um pouco de caldo e engrosse com maisena. Pôr fim, acrescente creme de leite, catchup, sal à gosto, palmito e milho verde. Espalhe metade do requeijão numa travessa. Despeje o frango no recipiente e espalhe o restante do requeijão por cima e cubra com mussarela. Coloque para assar por cerca de 15 minutos. Quando retirar do forno, cubra com a batata palha e sirva quente, de preferência, acompanhado de arroz branco e salada. Obs: O Fricasse pode ser feito com legumes, atum ou ostras.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...