quinta-feira, 4 de junho de 2015

MACARRÃO (Como aproveitar sobras - Thatê)

Em um refratário untado, colocar as sobras do macarrão.  À parte bater bem o ovo colocando requeijão ou creme de leite, um pouco de leite, queijo ralado, farinha de trigo, fermento químico e temperar com sal, pimenta do reino e noz noz moscada e outros que quiser. Em cima do macarrão jogar um pouco de molho, depois o ovo batido e queijo ralado no ralo grosso, mozzarela, o que quiser. Levar ao forno por uns 15 ou 20 minutos.  AS QUANTIDADES VARIAM DE ACORDO COM A SOBRA DO MACARRÃO.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

PÃO BRANCO LEVÍSSIMO (Do livro "A Arte Caseira de Fazer Pães" - de Romélia C.A.Meyer)

2 tabletes de fermento fresco Fleischmann ou 1 pacote de 10g de fermento seco - 1 colher de sopa de açúcar cristal - 1 xícara de chá de água morna (38º) - 1/3 de xícara de manteiga ou margarina, cortada em pedaços pequenos = 3/4 de xícara de chá de água quente - 2 colheres de chá de sal -    5 1/5 a 6 xícaras de farinha de trigo - MODO DE FAZER;   Em uma vasilha grande colocar o fermento, açúcar e a xícara de água morna; mexer bem até dissolver completamente o fermento.  Aquecer os 3/4 de xícara de chá de água, colocar ai a manteiga ou margarina e deixá-la derreter.  Acrescentar o sal e juntar isso ao fermento Bater rigorosamente com a colher de pau, acrescentar a farinha, xícara por xícara, batendo sempre. Quando não puder mais bater com a colher, colocá-la em uma mesa enfarinhada, ir acrescentando mais farinha até que ela fique em ponto de amassar. Amassar por uns 10/15 minutos, sempre com as mãos enfarinhadas porque é massa pegajosa. Quando a massa estiver macia e suave, deixar descansar por uns 6 minutos. Dividir a massa em duas partes.  Fazer dois pães fechando-os bem. Colocar em assadeira ou forma untadas com margarina. Deixar crescer em lugar quente a salvo de corrente de ar. Dentro de 50/60 minutos eles deverão dobrar de volume. O forno deverá ser aceso, pouco mais de moderado, a partir dos 45 minutos que os pães foram colocados para crescer, nas formas. Pincelar com clara de ovo batida ligeiramente.  ESSE PÃO ,ALÉM DE FÁCIL DE SER  FEITO É BEM GOSTOSO E LEVE.
    DICA;  Eu misturei o fermento com a água e o açúcar e deixei descansar, para fermentar, uns 10 minutos.   Depois fiz como a receita mas juntei uma colher de sopa de leite em pó.  Depois de amassar por uns 15 minutos, botei a massa para crescer até dobrar de volume. Abaixei a massa ligeiramente para sair o ar e moldei os pães com a metade da massa; e a outra metade eu congelei.   Coloquei uma bolinha da massa em um copo com água; quando ela subiu, liguei o forno por uns 10 minutos e levei o pão para assar.
   FIZ UMA VERSÃO USANDO  3 COLHERES DE AÇÚCAR MASCAVO NO LUGAR DO AÇÚCAR E ACRESCENTANDO UM OVO.    FICOU TAMBÉM MUITO BEM.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...