sábado, 18 de abril de 2015

PÃO DE HAMBURGERS (do Livro "A Arte caseira de Fazer Pão" de Romélia CA.Meyer)

1 colher de sopa de Fermento biológico seco ou 1 tablete de fermento biológico fresco - 1/4 de xícara de água morna - 1 colher de chá de açúcar ou mel (é opcional, para dissolver o fermento) - 2 colheres de sopa, rasas, de açúcar ou mel  - 3 ovos- 1 xícara de chá de leite, em temperatura ambiente - 2 colheres de chá de sal - 4 xícaras de chá de farinha de trigo, aproximadamente  -  MODO DE FAZER  -  Dissolver muito bem o fermento com a água morna e, se quiser, botar 1 colher de chá de açúcar ou de mel.  Deixar repousar.  À parte bater os ovos e colocar o leite, o açúcar e o sal  Juntar o fermento dissolvido.  Aos poucos juntar a farinha até obter uma massa macia.  Virar sobre uma mesa enfarinhada e amassar até ficar elástica e sedosa.  Colocar em uma tigela untada, cobrir e deixar crescer até dobrar de volume.  Abaixar a massa depois.  Virar sobre uma mesa enfarinhada e amassar Ligeiramente.  Dividir em 24 bolas. tomar cada uma nas mãos, fechando bem e fazendo uma bola. Não se esqueça de "fechar" bem; isto é, pressionar as partes da massa  que se encontrarem.  Achate-as entre as mãos.  Coloque em assadeira untada. Cobrir e deixar crescer em lugar quente até dobrar de volume.  Ligar o forno em "temperatura moderada" uns 12 minutos antes de colocar os pães para assar.
      DICAS:  Eu substitui 1/2 xícara de chá de farinha por 1/2 xícara de chá de farinha de centeio. Bati todos os ingredientes, com exceção da farinha, no liquidificador. Juntei a farinha depois.  Todas as vezes que a massa  crescer eu coloco uma bolinha dela em um copo com água. Quando  sobe eu já sei que a massa cresceu o suficiente.  Antes de levar para assar pode passar por cima gema batida e polvilhada com semente de gergelim ou, depois de assados, pincelar com manteiga.
   Eles ficam muito bons e não demoram muito para crescer.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...