quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DRESSING FOR COLE SLAW

Mayonnaise - milk ( cream carnation) - vinagar - papper black - sugar - salt
Mix everything season to taste and add to the cabbage thinly cut.
-o-o-o-o-o-o-o-

MOLHO DE RAPADURA PARA CARNE DE PORCO

Fazer como o molho de abacaxi para carne só que no lugar da geleia colocar um pedaço de rapadura. Deixar derreter e colocar um pouco de vinho branco. Verificar o tempero e deixar adocicado ou apimentado. É muito bom com pernil.
-o-o-o-o-o-o-o-

Molho de abacaxi para carne

Em uma frigideira, colocar um pouco de azeite extra virgem, cebola ralada, alho amassado, molho inglês, pimenta do reino ou da vermelha e sal. Quando a cebola estiver transparente colocar a geleia de abacaxi e deixar ferver um pouco para dar a consistência de molho. Se precisar, juntar um pouco de vinho branco.
Provar o tempero, e deixar ou mais adocicado ou mais apimentado.
DICA: Pode substituir a geleia de abacaxi por qualquer outra geleia. As quantidades vão depender da quantidade do molho que se pretende fazer. Serve para qualquer tipo de carne.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

RISOTO DE PERA COM GORGONZOLA

2 xícaras de chá de arroz arbóreo - 5 colheres de sopa de queijo gorgonzola - 2 colheres de sopa de azeite de oliva - 1 colher de sopa de manteiga - 1/2 cebola picada - 1 xícara de chá de vinho branco seco (usar vinho de boa qualidade) - 1 e 1/2 litro de caldo de galinha (se for usar cubos, usar apenas dois) - 2 pêras - queijo parmesão ralado a gosto - pimenta do reino moida na hora, a gosto.
MODO DE FAZER - Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Corte as pêras em cubos de 1 cm. Transfira para uma tigela com um pouco de água e suco de limão, para que elas não escureçam. Em uma panela acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar o caldo vai botando outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o queijo gorgonzola e as pêras escorridas à panela do risoto e misture bem. Verifique bem: o risoto deve ser cremoso, mas os gãos do arroz devem estar al dente. Na última adição do caldo, não deixe secar completamente. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão; misturar bem e tampar a panela. Nesse ponto os convidados devem estar à mesa. Como os queijos já são salgados, é bom checar o sal - Essa receita dá 4 porções. Se quiser, refogar folhas de espinafre na manteiga, bater no mixer e misturar ao arroz, na hora de refogá-lo, para ele ficar verde.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

BOLO DE FUBÁ Á MINHA MODA (Georgino)

1 e 1/2 xícara de chá de fubá - 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo - 1 e 1/2 xícara de chá de leite - 2 xícaras de chá de açúcar - 1 colher de chá de canela em pó - um pouquinho de erva doce - 1 colher de chá de baunilha - 1 colher de sopa de fermento químico - 3 ovos - 1 pitada de sal - 2 cravos - 1 pitada de noz moscada - 6 colheres de azeite - Ferver o leite com o açúcar, canela, erva doce, cravo, noz moscada e o azeite. Despejar sobre o fubá, mexer e esperar 1/2 hora. Juntar as gemas, a baunilha, a farinha de trigo e o sal. Colocar as claras em neve e misturar tudo muito bem, sem bater. Dissolver o fermento em 1/2 xícara de café de leite e juntar à massa. Depois de tudo misturado assar em forma untada e polvilhada de farinha. Forno quente.
-o-o-o-o-o-o-o

domingo, 31 de janeiro de 2010

RAVIOLI DA MATHILDINHA ()

As medidas foram alteradas por THATÊ, para uma quantidade maior de pessoas Mais ou menos umas 15 a 18 pessoas. Pois dão cerca de 200 pasteis />1 k. de farinha de trigo – 1 dz de ovos – ½ queijo curado – cheiro verde – sal – noz moscada – massa de tomate – cebola picada
MODO DE FAZER A MASSA - Fazer uma massa com a farinha, 5 ovos e o sal dissolvido em um pouco de água. Amassar até que ela não grude na mão. Enrolar em um papel filme e levar à geladeira por uma meia hora.
MODO DE FAZER O RECHEIO - Bater 7 claras em neve, juntar as 7 gemas e misturar bem. Engrossar com o queijo ralado. Juntar cebola ralada, noz moscada e cheiro verde. Experimentar o sal. Se precisar, botar mais um pouco. Botar uma colher de sopa de massa tomate para dar uma cor.
PASTEIZINHOS - Abrir a massa e fazer as raviólis.
MANEIRA DE COZINHAR - Em uma panela refogar alguns pedaços da galinha, como pés, asas e pescoço, com os temperos. Colocar água e deixar ferver. Nessa água é que as ravioles vão ser cozidas. .
MOLHO - Refogar uma galinha com todos os temperos e alguns tomates sem pele e nem sementes. Se precisar, juntar um pouco de massa tomate para dar a cor. É O MOLHO QUE VAI EM CIMA DAS RAVIOLIS. Essa receita dá mais ou menos 1 1/2 k de ravioliS.

PÃO DE QUEIJO (Vó Sussú)


1 prato de polvilho azedo - 1 prato de queijo de Minas ralado - 6 ovos inteiros - 1 xícara de chá de gordura derretida - 1 xícara de chá de água - sal.
MODO DE FAZER: - Colocar em uma vasilha o polvilho ligeiramente molhado; levar ao fogo a xícara de água, a gordura e o sal e quando estiver fervendo escaldar todo o polvilho. Depois de frio e bem misturado acrescentar os ovos (sempre amassando) misturar o queijo ralado e amassar mais um pouco. A massa deve ser mais mole, não dando para enrolar. Se necessário, acabar de amolecer com leite. Colocar em forma untada com a ajuda de uma colher. Forno bem quente.
DICA: Pode fazer as bolinhas e congelar.

MOUSSE DE ABACAXI ( Joana)


1 lata de abacaxi em calda - 1 lata de creme de leite - 1 lata de leite condensado - 2 pcts de gelatina sabor abacaxi, dissolvida de acorddo com as instruções da caixinha. - >MODO DE FAZER; - Dissolver a gelatina e deixar esfriar um pouco. Picar bem pequeno o abacaxi e reservar - Misturar na calda do abacaxi o creme de leite, o leite condensado, a gelatina e bater muito bem no liquidificador ( uns 4/5 minutos). Depois, forrar o fundo de um pirex com o abacaxi picadinho e colocar por cima os ingredientes batidos. Levar à geladeira A RECEITA É GRANDE E, ÀS VÊZES, É PRECISO BATER DE DUAS VEZES NO LIQUIDIFICADOR.

LOMBO RECHEADO Á LEILA


1 k de lombo de porco - 4/5 fatias de pão molhado no leite e passado na peneira - 5 gemas - 100 gs de azeitonas verdes picadas - 100 gs de presunto picado ou moido - 1/2 xícara de chá de queijo ralado - 100 gs de ameixas pretas - 1 pimentão - pimenta malagueta - pimenta do reino - 1 cebola ralada .
Abra o lombo no meio com uma faca bem afiada. Passe sal de alho. Misture os ingredientes restantes e recheie o lombo. Enrole como se fosse para rocambole. Prenda com barbante e coloque em uma assadeira untada,. Coloque fatias de bacon sobre o lombo. Asse em forno moderado. Não esquecer de retirar o barbante antes de levá-lo à mesa.


  DICAS.  Comecei assando a 180º coberto com papel alumínio, com o lado brilhante para baixo.  Fui aumentando gradativamente até a carne ficar assada  (A temperatura depende muito do forno). Tirei o papel alumínio para a  carne corar.  Se, por acaso, começar secar o caldo do tabuleiro. vá colocando bem pouquinho água quente. Quanto precisar.  Ele foi fatiado frio porque quente ele quebra muito
        A carne fica muito boa
-o-o-o-o-o-o-o-

BANANA BREAD


Cream together 1/2 cup butter and 1 cup sugar. Add 2 eggs. Beat well and add: 3 bananas (mashed) and 1 tablespoon lemon juice. - Sift together 1 and 3/4 of cup sifted flour, 1 tablespoon baking soda 1/2 tablespoon salt. Add to first mixture. Add 1/2 cup walnuts, if your prefer. Mix together. Bake in a loaf, temperature at 350º for about 1 hour. Allow to stand in pan to cool for 10 minutos before removing.
-o-o-o-o-o-o-o-

FRUIT SALAD


The fruit salad itself may be made by combining several different fruits. Those which I prefer are bananas, apples, cherries, píneapple, chunks and according to taste you may like to try adding chopped English peanuts. DRESSING: 2 eggs (Slightly beaten ) - 2/3 cup of sugar - 4 tsp flour (scant) .
Mix the eggs, sugar and flour, and gradually add 1 cup pineapple juice, blending constantly to prevent lumping. Add 4 tablespoon lemon juice. - Put on stove over medium low heat. Bring to a boil or until mixture thickens. Store in refrigerator. This wil keep for sometime.
-o-o-o-o-o-o-o-

DRESSING FOR BEAN

1 cup sugar - 1 cup vinagar - 1/2 cup salad oil - 1 tablespoon prepared mustard - salt and pepper (small amount) - 1/2 tsp celery seed - Heat to boiling. Pour over beans and let stand over night - Drain the green beans and save the juice to add to the dressing to make enough to cover the beans.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...