sábado, 15 de junho de 2013

QUEIJO BOURSIN

2 litros de leite para 200 gramas de queijo. Coalhar normalmente por 2 ou 3 dias. Colocar a massa em saquinho de algodão para escorrer bem o soro, durante, aproximadamente, dois dias também. Quando a massa estiver um pouquinho úmida temperar com sal a gosto, e misturar nozes picadas, ou pimenta do reino em grão quebrada, ou salsão picado, ou alecrim,ou pimenta calabresa, ou cogumelos picados, ou passas sem sementes, ou atum, ou salmão, enfim os ingredientes que quiser. TRABALHO DA MASSA - Modelar a massa na mão, usando um pouquinho de óleo (só um pouquinho). Colocar em forminhas redondas, apertando bem. Cobrir com papel filme apertando bem para formar um trouxinha. Levar à geladeira e esperar dois dias para consumir. Esses queijinhos têm a duração limitada de uma semana, quando guardado na geladeira. Eles são ótimos para aperitivos.

QUEIJINHO PETIT SUISSE

2 litros de leite não fervido - 2 xícaras de chá de morangos frescos, pêssegos, pera, banana, abacaxi, mamão, etc. - 3/4 de xícara de chá de creme de leite natural ou de lata - açúcar a gosto - 1 colher de sopa de suco de limão. MODO DE FAZER: Deixar o leite coalhar naturalmente por 2 ou 3 dias. Depois de coalhado, colocar a massa dentro de um saquinho de algodão para sair todo o soro. Quando a massa estiver ainda um pouco úmida, colocar em uma tigela e juntar a fruta escolhida e cortada em pequenos pedaços, mais o suco do limão. Adoçar, acrescentar o creme de leite e bater ligeiramente no liquidificador. Levar à geladeira.

REQUEIJÃO CREMOSO DE COPO

250g de ricota - 3/4 de copo de leite (copo grande)100g de manteiga - 1 colher de café de sal. MODO DE FAZER; Bater no liquidificador até sentir a massa bem fina (sem grumos). o leite que se adiciona tem de estar fervendo. Colocar em copos e levar à geladeira. Essa receita dá para 2 copos americanos de requeijão.

QUEIJO TIPO CATUPIRY

1 copo de leite - 1 colher de sobremesa de maizena - sal a gosto - 100g de mozzarela picadinha - 1 colher de sobremesa de manteiga . Se quiser poderá substituir a mozzarela por 1 xícara de chá de queijo meia cura, picadinho. MODO DE FAZER Levar ao fogo o leite, sal e maizena. Engrossar até virar um creme. Colocar o resto dos ingredientes sem tirar a panela do fogo. Assim que a massa ficar compacta, levar o creme para a geladeira em um pirex coberto com papel alumínio ou tampa.

BOLINHAS DE COALHADA SÍRIA

Colocar um pouco de sal em uma coalhada. Despejar em um saquinho de pano fino e deixar pendurada em lugar fresco e ventilado por 2 ou 3 dias aproximadamente. Verificar o ponto da massa; se ainda estiver mole, convém deixar mais um pouco, cobrindo o saquinho com outro pano, a fim de secar mais depressa. Trabalhar a massa com as mãos, fazendo pequenas bolinhas que deverão ser guardadas dentro de um vidro, submersas em azeite de oliva puro ou então misturado (tipo óleo Maria). Não pode ser óleo de cozinha. Esse queijinho dura muitos meses e deve ser conservado fora da geladeira, em lugar fresco. Ele é ótimo para ser consumido com pão sírio, azeite e azeitonas. Poderá ser espalhado sobre pão sírio, regado com azeite e levado ao forno ou chapa por alguns minutos.

COALHADA SÍRIA

1 litro de leite (não usar o "Longa Vida") - 1 copo de iogurte natural ou 1 colher de coalhada síria já pronta ´-2 colheres de sopa de leite em pó. MODO DE FAZER: Ferva o litro de leite. Em uma vasílha de louça ou pirex, dissolver o copo de Iogurte natural ou a colher de sopa da coalhada síria (já pronta ou comprada) com as 2 colheres de leite em pó. Despejar o leite fervido, que deverá estar a uma temperatura de 45º, bem devagar. Cobrir a vasilha e deixar em repouso por aproximadamente 4 horas, não mexer no recipiente durante esse tempo, no qual se processa o coalho do leite. Findo esse tempo estará pronta a coalhada a qual deverá ser guardada na geladeira. DICA: Se deixar essa coalhada de um dia para outro (dentro da geladeira) escorrendo em um saquinho de pano fino ou no coador de café ela irá virar em coalhada seca. Essa coalhada seca pode ser temperada e misturada com azeitonas ou qualquer outra coisa para ser servida como patê

IOGURTE

1 pacote de gelatina, do sabor que desejar. 1 lata de leite condensado ou 1/2 xícara de mel ou, ainda, 4 colheres de sopa de açúcar. 1 copo de água fervendo - 1 litro de coalhada síria. MODO DE FAZER; Bater no liquidificador o copo de água fervendo e o pacote de gelatina. Se quiser Iogurte menos consistente, usar menos gelatina. Em seguida adicionar o leite condensado (se preferir menos doce usar 1/2 lata, ou então 1/2 xícara de chá de mel, ou ainda 4 colheres de sopa de açúcar. Por último acrescentar a coalhada síria. NOTA: Se desejar, poderá adicionar frutas de sua preferência, sempre combinando com o sabor da gelatina. As frutas deverão estar sempre cozidas e poderão ser batidas no liquidificador juntamente com o iogurte, ou, então, acrescentadas em pedacinhos, depois.

COMO FAZER LEITE CONDENSADO (ii)

Bater no liquidificador: 1 xícara de chá de leite em pó, 1 xícara de chá de açúcar cristal e ir acrescentando aos poucos, enquanto bate, 1/2 de chá de água fervendo. Deixar bater bastante e está pronto. (Quantidade equivalente a uma lata)

COMO FAZER LEITE CONDENSADO (I)

Levar ao fogo, por 10 minutos os seguintes ingredientes: 1 copo de leite em pó; 1 copo de açúcar; 1 copo de água; 1 colher de chá de manteiga, sem sal (Quantidade para 1 lata)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MINI PÃES-DE-LÓ (Doriana)

6 claras em neve - 6 gemas - essência de baunilha a gosto - 1 1/2 xícara de chá de açúcar (240g) - 2 xícaras de chá de farinha de trigo (230g) 2 colheres de sopa de fermento químico (10g)- 1 xícara de chá de Doriana líquida (200g). MODO DE FAZER - Na batedeira, bater as claras em neve com as gemas e o açúcar, aos poucos, até obter um creme claro e fofo. Desligar a batedeira e peneirar sobre o creme a farinha de trigo com o fermento, misturar delicadamente. Adicionar a Doriana, delicadamente. Em uma assadeira retangular, arrumar as forminhas de empada, forradas com forminhas de papel frisado. Despejar a massa sem preenchê-las totalmente. Leve ao forno pré aquecido à temperatura média (180º) e asse até que fiquem dourados, por cerca de 15 minutos Retirar os mini pães das formas de empada e deixar esfriar. DICAS: Procurar fazer os mini pães em forminhas médias para que não fiquem secos. Substituir a essência de baunilha por casca de limão ralada. Se desejar rechear, colocar no centro da massa crua um cubinho de goiabada no tamanho de 1 cm. CONGELAMENTO: congelar em aberto. Depois embalar em saco plástico, sem ar e etiquetado. Pode ficar no freezer por 6 meses. Descongele à temperatura ambiente duas horas antes de servir.

FILÉ DE PEIXE COM MOLHO DE LARANJA (Doriana)

8 filés grandes de pescada (aproximadamente 900g) - sal e pimenta do reino a gosto - 1/2 xícara de chá de Doriana Líquida (100g) - 3 colheres de sopa de farinha de trigo (45g) - 1 colher de sopa de salsinha picada (5g) - 1/2 xícara de chá de suco de laranja (110ml) MODO DE FAZER: Temperar os filés com sal e pimenta do reino e deixar no tempero por 15 minutos. A parte misturar a margarina, a farinha de trigo, a salsinha e o suco de laranja até formar uma mistura de consistência de mingau ralo, temperar com sal e pimenta. Passar os filés dos dois lados nessa mistura e coloca-los lado a lado em um refratário. Cobrir com a mistura restante. Levar ao forno pré aquecido, à temperatura média e assar até começar a dourar, por aproximadamente 15 minutos. Servir quente acompanhado com batatas assadas. DICAS: Colocar cada filé em um quadrado de papel manteiga ou alumínio. Fechar formando pequenos pacotes. Colocar em uma assadeira e levar ao forno. O suco de laranja pode ser substituído por 4 colheres de sopa de suco de limão e pode-se, também, adicionar coentro picado. MICRO-ONDAS. Pode-se levar o peixe em um refratário ao micro-ondas por 5 ou 6 minutos, na potência alta.

MASSA PARA SALGADINHO (Dona Benta)

3 xícaras de chá de leite - 1 colher de sopa de margarina - 1 tablete de caldo de galinha - 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo. RECHEIO: O de sua preferência. PARA EMPANAR 1 clara de ovo- 1 xícara de chá de farinha de rosca. PARA FRITAR; Óleo em quantidade suficiente. MODO DE FAZER - Em uma panela ferver o leite com a margarina e o caldo de galinha. Quando levantar a fervura abaixar o fogo, colocar a farinha de trigo e com o auxílio de uma colher de pau ir mexendo até desgrudar do fundo da panela. Despejar a massa sobe uma superfície lisa e com o rolo de macarrão sovar até ficar bem lisa. Formar uma bola e cobrir com um pano, deixando esfriar. Pegar um porção da massa, rechear a gosto e modelar os salgadinhos. Reservar, Em um prato misturar a clara com 1/2 xícara de chá com 1/2 xícara de chá de água. Passar os salgadinhos na clara e depois na farinha de rosca. Fritar em óleo bem quente até que fiquem dourados. Retirar e colocar sobre papel absorvente pra tirar o excesso de óleo. Servir quente. NOTA; Com essa massa pode-se fazer coxinhas, rissoles, bolinhas de queijo, etc.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

BOLO DE LARANJA (Receita Dona Benta)

3 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento - 3 ovos médios (as claras em neve) - 1 xícara de chá de margarina (200g) - 1 colher de chá de casca de laranja ralada - 3/4 de xícara de chá de suco de laranja (ou leite) - 2 xícaras de chá de açúcar. MODO DE FAZER: Bater em creme o açúcar, as gemas, a margarina e a casca de laranja. Misturar delicadamente as claras em neve. Colocar em uma forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno moderado (180º), pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

MASSA PARA PANQUECAS (Receita Dona Benta)

2 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento - 2 xícaras de chá de leite - 2 ovos - Para massa salgada, sal a gosto - Para massa doce, 2 colheres de sopa de açúcar - Óleo suficiente para untar a frigideira. MODO DE FAZER; - Bater no liquidificador a farinha de trigo, o leite, os ovos e o sal (se for salgada) ou o açúcar (se for doce) Em uma frigideira ir despejando porções da massa e deixar dourar. Retirar e reservar em um prato. Recheio a vontade.

MASSA PARA EMPADA (receita Dona Benta)

3 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento - 1 xícara de chá de margarina - 1 gema - sal. MODO DE FAZER - Misturar a farinha com a margarina, a gema e o sal a gosto. Com uma parte da massa forrar uma forma de empada untada e enfarinhada. Recheio a gosto. Cobrir com a outra parte da massa. Pincelar com uma gema ligeiramente batida com água levar para assar em forno médio (180º) pré aquecido por 15 minutos ou até que esteja ligeiramente dourada.

PÃOZINHO RÁPIDO (Tudo gostoso)

2 copos de leite morno - 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico - 2 colheres de açúcar - 1 colher rasa de sal - 2 colheres de margarina cheia - 3 colheres de óleo - 2 gemas - 6 xícaras de trigo (aproximadamente) - MODO DE FAZER - Misture o leite morno com o fermento, misture bem ate que o fermento de dissolva bem, após isso junte o resto dos ingredientes ate que a massa fique mole e que não grude na mão. Deixe descansar por uns 15 minutos, depois corte em pedaços pequenos e forme bolinhas de aproximadamente uns 6 centímetros de diâmetro, unte uma forma e leve ao forno por uns 30 minutos, se quiser pincele com gema e um pouco de café pronto para dourar em cima

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...