sábado, 6 de setembro de 2014

PÃO DE MANDIOQUINHA SALSA (Barôa) (Thatê

1 k de farinha de trigo, mais ou menos - 30 g de fermento fresco - 2 colheres de sopa de leite em pó - 1 ovo - 1 colher de sobremesa de sal -   1 xícara de chá, de líquido, sendo a metade leite e a outra metade da água que cozinhou a mandioquinha - 1 xícara de chá de açúcar - 1 xícara de chá de mandioquinha cozida e amassada - 2 colheres de sopa de banha de porco.     MODO DE FAZER  - Bater todos os ingredientes no liquidificador,  sendo que o sal é colocado depois de  algumas batidas , Colocar também, junto com o sal, umas duas xícaras de chá de farinha de trigo.  Depois de bem batido, esperar uns 10 minutos e derramar em uma bacia.  Ir colocando mais farinha e mexendo com uma colher de pau enquanto puder. Depois sovar com a mão até que a massa não grude mais e consiga fazer o véu de glúten.  Deixar crescer até dobrar de volume; amassar ligeiramente para sair todo o ar, moldar o pão, deixar crescer de novo e assar em forno a 180º, pré-aquecido.  Para facilitar, toda a vez que o pão for crescer colocar uma bolinha da massa em um copo d'água; quando ela subir à superfície está bom.  Depois de moldado, acender o forno quando a bolinha subir e esperar 10 minutos para levar o pão para assar.
 

SOPA CREME DE LEGUMES (Thatê)

Em uma panela de pressão refogar cebola e alho. Juntar os legumes e verduras de folha que quiser. Colocar água e caldo de Knor líquido.  Tampar a panela e cozinhar por uns 30 minutos.  Amassar com o Mixer ou bater no liquidificador. Voltar ao fogo. Se precisar, colocar mais um pouco de água. Na hora de servir misturar uma porção de requeijão em copo.
   DICA:  Eu faço essa sopa, coloco porções em potinhos e levo ao freezer

CARNE DESFIADA AO VINAGRETE (Thatê)

Pegar as sobras de carne assada, desfiar ou cortar em pedacinhos.  Em uma vasilha fazer um vinagrete com: azeite, vinagre, pedaços de tomate, azeitonas, pimentão, cebola, etc. A essa mistura juntar a carne desfiada.  Deixar curtir uns dois dias e usar no pão.

PASTEL DE BATATA (Nancy/Jfa)

Cozinhar as batatas em água e sal e amassar. Botar uma colher de manteiga enquanto elas ainda estiverem quentes. 1 ovo inteiro e uma colher de queijo ralado.  Colocar farinha de trigo até poder abrir a massa com a mão.  Fazer o pastel na mão, rechear com carne moída (que deve estar fria)  azeitonas, etc.  Com jeito ir fechando o pastel. Levar para assar. Untar as mãos com banha para moldar os pasteis.

EMPADINHA DE QUEIJO !Nancy/Jfa)

1 pires de chá de queijo ralado - 2 gemas desmanchadas no queijo - 1 colher de sopa (rasa) de farinha de trigo - 1 xícara de chá, mal cheia, de leite - 1 colher de sobremesa, rasa, de fermento químico, desmanchado no leite - 1 pitada de sal - 2 claras em neve.  MODO DE FAZER --  Misturar a farinha com o queijo e os ovos.  Depois o leite com o fermento, por último as claras em neve. Em forminhas untadas, derramar uma colher de sopa da massa em cada forminha.  Forno moderado.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SEQUILHO DE LEITE CONDENSADO COM COCO (Solange Lima)

  •     1 copo de manteiga gelada (usei copo de 250 ml)
  •     1 gema
  •     1 lata de leite condensado
  •     1 ou 2 colheres de sopa de de açúcar
  •     2 colheres de sopa de coco ralado 
  •     Mais ou menos 5 copos de amido de milho  -  MODO DE FAZER   -
    1. Colocar o amido de milho aos poucos e misturando, não amassar nem sove, até dar o ponto (não grudar mais nas mãos)
    2. Corte a massa em duas
    3. Modelar rolinhos e cortar em quadradinhos, ou modele bolinhas
    4. Colocar em forma, não precisa untar, apertar em cima com um garfo -  Levar ao forno baixo 180/200 graus por 20/25 minutos (não precisa preaquecer) até dourar embaixo. Em cima fica branquinho
        Retirar do forno e deixe esfriar (não mexa nos biscoitos quentes porque podem quebrar)  Guardar em vidro com tampa.  Rende duas formas cheias.
        

SEQUILHO DE LEITE CONDENSADO. (Gracieli Contani)


  • 500 gramas de amido de milho 
  • 1 caixa de leite condensado 
  • 200 gramas de margarina sem sal -  MODO DE FAZER  - Misture todos os ingredientes, até se formar uma massa homogênea.
    Faça bolinhas e coloque em uma assadeira (não precisa untar), dando um espaço entre cada uma   Aperte levemente com um garfo em cima das bolinhas.  Assar em forno baixo (180/200º) por 10/15 minutos e preaquecido.
  • Quando os sequilhos derem o 'bum' de crescidos estarão prontos (ficam douradas embaixo e branquinhas em cima)
  • Não deixe por muito tempo que corre o risco de ficarem duros.
  • Deixe esfriar para retirar da forma

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...