sábado, 9 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

TORTA DE SALMÃO (massa mole)

12 colheres de sopa de farinha de tigo - 13 de colheres de sopa de queijo ralado - 3 ovos, sendo as claras em neve - 1/2 xícara de chá de azeite - 2 colheres de sopa de fermento químico - 2 xícaras de chá de leite. MISTURAR TUDO E RESERVAR. PREPARAR um recheio feito com 6 tomates cortados em rodelas finas - 1 lata de palmito picado em rodelas pequenas - 1/2 lata de ervilha - 1 pires de azeitonas picadas - salsa, cebolinha e pimenta a gosto. MISTURAR TUDO E RESERVAR. 1 LATA DE SALMÃO OU PEIXE PARA MAIONESE. MODO DE ARMAR - Untar uma forma redonda (nº 30) e colocar um pouco da massa. Por cima, um pouco do recheio, um pouco do peixe e massa. Outra camada de recheio, outra do peixe e terminar com a massa. Lavar para assar em forno quente.

HOT DOG DE ASSADEIRA (Curso de culinária da Igreja do Carmo)

500g de farinha de trigo - 45g de fermento biológico - 2 ovos - 3 colheres de sopa de margarina - 2 colheres de sopa de açúcar - 3 colheres de sopa de óleo - 1/2 xícara de chá de leite morno - 1 colher de chá de sal. Misturar o leite, fermento, açúcar. Juntar a margarina, os demais ingredientes e amassar muito bem até obter uma massa lisa e macia, Descansar por 1/2 hora. INGREDIENTES DO RECHEIO - 1 lata de salsichas (mais ou menos 250g, a granel) - 3 colheres de sopa de cebola ralada - 1 pimentão picado - 2 tomates sem pele e sem sementes, picados - 1 colher de sopa de margarina. Refogar as salsichas cortdas em pedacinhos com a margarina, o pimentão e os tomates picados. Temperar a gosto. MODO DE FAZER - Dvidir a massa em duas partes e abrir com o rolo. Com uma delas forrar uma assadeira (nº 2) untada e botar o refogado de salsichas por cima. Cobrir com a outra parte da massa. Pincelar com gema e levar ao forno médio por mais ou menos 30 minutos.

TORTA DE PÃO (Curso de culinária da Igreja do Carmo)

Bater no liquidificador: 2 copos ( requeijão) de leite, 3 ovos, sal, 2 colheres de sopa de manteiga derretida - 5 colheres de sopa de queijo parmezão ralado - presunto e mozzarella como recheio. MODO DE FAZER - Untar um pirex e colocar fatias de pão de forma, sem casca, bem unidas. Colocar parte do creme que foi batido no liquidificador, o recheio e outra camada de pão. Colocar o restante do creme, polvilhar com farinha de rosca e levar ao forno para assar. SERVIR QUENTE ;

TORTA PARA LANCHE

Untar um pirex e ir botando fatias de pão de forma, sem casca, untadas de maionese, dos dois lados, e ir colocando entre elas fatias de presunto e mozzarella. Bater no liquidificador 1 copo americano de leite, 1 ovo e queijo (qualquer um) Provar o sal. Jogar em cima do pão, botar tomate picadinho, queijo ralado e levar para assar. NOTA. O creme que vai em cima do pão pode ser com creme de leite e milho verde.

PASTÉIS FRITOS (Curso de Culinária da Igreja do Carmo)

50g de fermento biológico - 1 1/2 copo (tipo americano) de leite morno - 3 ovos - 1 colher de sopa de açúcar - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de manteiga - 1 colher de sopa de óleo - farinha de trigo até o ponto de amassar. MODO DE FAZER - Desmanchar o fermento no açúcar. Juntar o leite morno e os outros ingredientes, sovando bem a massa. Fazer bolinhas da massa e deixar crescer. Abrir com as mãos, rechear, dobrar e colocar em mesa polvilhada de farinha, Fritar em óleo não muito quente. Recheio a gosto.

MANTEIGA CONGELADA

Se você esqueceu de tirar a manteiga da geladeira e ela está muito dura, é só cobrí-la com água fria, esperar uns minutinhos e ela estará em condições de ser usada.

terça-feira, 5 de junho de 2012

MEDALHÃO DE FILET MIGNON COM GORGONZOLA (Vanderlei Barbosa)

Ingredientes Medalhões de filé mignon - tomates verdes em rodelas grossas - farinha de trigo - ovos para empanar o tomate - gorgonzola - creme de leite - sal e temperos a gosto - leite. MODO DE PREPARO - rodelas grossas de tomates verdes empanadas e fritas - medalhões do filet mingnon ao ponto. MOLHO. Fazer um molho com gorgonzola, creme de leite, farinha e um pouco de leite. O PRATO - Colocar o tomate como base, botar por cima o filet mignon, cobrir com o molho de queijo e enfeitar com lascas de queijo, cheiro verde e um fio de azeite.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

SALADA DE BERINGELA

Assar 1 beringela na chama até a casca soltar. Pìcar em pedaços. Cortar um pepino, tirar o miolo e deixar escorrendo por 1 hora, mais ou menos. Misturar a beringela ao pepino que foi escorrido, juntar 1 dente de alho amassado, 1 tomate em cubinhos, pimentão em quadradinho, uma cebola em pequenos pedaços, 3 colheres de sopa de azeite, limão, sal e pimenta (se gostar). Misturar tudo e deixar na geladeira até o dia seguinte.

ALMONDEGAS COM BERINGELA

Descascar e picar 1 beringela. Cozinhar e escorrer. Juntar 1k de carne moida, 1/2 xícara de queijo parmezão relado, 2 dentes de alho amassados, 1/3 de xícara de farinha de rosca - 2 ovos - manjericão, pimenta, sal (se precisar, por causa do queijo). Amassar muito bem, fazer as almondegas e fritar. Colocar em um pirex um pouco de molho de tomate, por cima as almondegas. Colocar por cima parmezão ralado e fatias de mozzarela. Levar ao forno a 275º, por 20 minutos mais ou menos.

PÃO DE BATEDEIRA

1 lata de leite condensado - 1/2 xícara de chá de óleo - 1 xícara de chá de água morna - 1 colher de chá de sal - 4 tabletes de fermento biológico - 60g 4 ovos - 1 k de farinha de trigo.. MODO DE FAZER - Resevar a farinha. Colocar o fermento e a água na batedeira e bater bem. Juntar os ovos e o restante dos ingredientes. Acrescentar a farinha aos poucos, colocando mais ou menos 500g. Bater até que a massa fique elástia. Colocar a massa no mármore polvilhado com farinha de trigo. Amassar, adicionando o restante da farinha. Cobrir com um plástico e deixar dobrar de volume. Enrolar os pães como quiser, colocar em forma, deixar dobrar de volume. Pincelar com ovo batido e assar em forno a 170º C, por 35 ou 40 minutos. Depois de assado, esperar 10 minutos antes de desenformar.

PÃO DE LIQUIDIFICADOR

3 ovos - 1 xícara de óleo - 4 xícaras de água morna - 1/2 xícara de açúcar - 60g de fermento biológico - 1 colher de sopa de sal - 1 k de farinha de trigo. MODO DE FAZER - Colocar no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o açúcar, o fermento e o sal. Bater por 5 minutos. Colocar em uma vasílha, adicionar a farinha aos poucos e ir misturando com uma colher de pau. Colocar em duas formas para pão, untadas e enfarinhadas. Deixar dobrar de volume. assar em forno pré aquecido por 40 minutos. Desenformar depois de morno e pincelar com manteiga. Tirar da forma e colocar em cima da grelha do fogão até esfriar.

BRIGADEIRÃO (Karina Mafei)

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 xícara de chocolate em pó 1/4 de xícara de açúcar 1 colher de sopa de manteiga 3 ovos inteiros Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até incorporar todos os ingredientes. Unte uma forma de vidro com anel no meio (tipo de pudim) e coloque a mistura. Leve ao microondas na potência alta de 6 a 8 minutos, ou até cozinhar. Depois de pronto, desenforme num prato e faça uma calda de chocolate e jogue por cima. Sirva gelado.

COSTELA ASSADA (Luciene da Paixão)

Tempere a costela com sal grosso duas horas antes de levar ao forno.Depois regue a costela com uma lata de cerveja, salpique alecrim e cubra com papel aluminio. Leve para assar.Quando estiver cozida retire o papel aluminio para corar. E bom apetite.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...