sábado, 25 de janeiro de 2014

MASSA PARA TORTA. EMPADINHAS E EMPADÕES (Solange do Carmo Silva)


   Meio kg de banha ( encontrada em super mercados, Sadia ou Majestade, mas tem outras marcas, mas tem que ser banha de porco)
1 tablete de margarina de 100 gr - 1 ovo inteiro - 2 gemas - 50 ml de leite - sal a gosto - farinha de trigo , ate dar o ponto de soltar das mãos.( mais ou menos 1200kg  -  MODO DE FAZER:  Colocar a banha, a margarina,o ovo inteiro, as gemas,o leite e o sal.
Começar misturando primeiro com o garfo e depois com mãos. Acrescentar a farinha aos poucos, ate chegar ao ponto de soltar das mãos.
  Descansar por mais ou menos 20 minutos, na geladeira.
Pronto pra forrar forminhas, ou os refratários para fazer os empadões .
Recheio a gosto. Pincelar com ovo e óleo.

ROSQUINHAS DE NATA (Célia Junqueira)

2 copos (americano) de nata
1 colher de sopa de manteiga
1 ½ xícara chá de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
2 colheres de sopa de pó royal
Farinha de trigo até o ponto de enrolar
1 prato com açúcar cristal para passar um dos lado das rosquinhas.MODO DE PREPARO:
Em uma tigela adicione a nata, a manteiga, o açúcar, e o ovo, misture bem até o açúcar dissolver.
Em seguida adicione o sal, o fermento e por último acrescente a farinha de trigo aos poucos, sovando bem com a mão, até que a massa solte da mão e esteja no ponto de enrolar.
Pegue pequenas porções da massa e enrole no formato de bolinha, depois no formato de canudinho e trance a rosquinha.
Assim que trançar passe um lado da rosquinha em um prato com açúcar, coloque em uma fôrma untada com óleo, com o lado do açúcar para cima.
Leve para assar em forno médio até dourar.
Retire as rosquinha ainda quente pois se esfriar elas grudam na fôrma, utilize uma espátula para facilitar.
Depois de fria guarde em potes com tampa.
Elas duram 15 dias se bem conservadas.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

TORTA DE CHOCOLATE COM COCO (Célia Junqueira)


   1 Litro de leite
4 Colheres (sopa) de amido de milho
2 Ovos
2 Pacotes de coco ralado
1 Lata de leite condensado.
Bata tudo no liquidificador .
Coloque-os em uma panela e leve em fogo baixo para cozinhar.
Mexa sem parar até o creme ficar com consistência pastosa.
Coloque em um refratário umedecido e reserve.

Calda:
7 Colheres (sopa) de achocolatado
2 Colheres (sopa) de manteiga
1 Lata de creme de leite.
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que se dissolvam completamente
Coloque-os por cima do creme e leve à geladeira por 6 horas.

TALHARIM AO FORNO


  400g de talharim - 2 colheres de sopa, de manteiga - 200g de presunto - 200g de queijo prato - 100g de queijo parmesão ralado - 3 xícaras de chá de molho de tomate.  MODO DE FAZER - Cozinhar o macarrão em bastant e água fervente com sal. Depois de cozido escorrer e temperar com manteiga ou azeite extra virgem.  MODO DE FAZER:  Em um pirex untado com manteiga arrumar as camadas de talharim regadas com molho de tomate e polvilhadas com queijo ralado. Intercalar as camadas com queijo prato e presunto cortados em pedacinhos. A última camada deve ser de talharim, coberta com molho e bastante queijo parmesão ralado. Enfeitar com azeitonas pretas e levar ao forno por alguns minutos, somente para derreter o queijo.
     Rendimento:  4 porções.

TALHARIM SABOROSO COM MANJERICÃO


1/2k de talharim fresco - 8 ovos - 1 lata de creme de leite - 1 xícara de chá, cheia,  de queijo parmesão ralado - 250g de presunto - 2 colheres de sopa, bem cheias , de manteiga - sal - pimenta do reino - 2 colheres de sopa de manjericão fresco e picado.    MODO DE FAZER;  Cozinhar o talharim al dente, em bastante água fervente, com sal. Escorrer toda a água, temperar com uma colher de sopa de manteiga (ou azeite extra virgem) e reservar.  Levar uma colher de manteiga para esquentar. Juntar os ovos batidos, inteiros, e acrescentar o manjericão. Deixar começar a endurecer e mexer rapidamente com um garfo para que os ovos fiquem cozidos e em pedacinhos. Acrescentar o creme de leite, sem o soro, o presunto em pedacinhos, sal, pimenta e o talharim. Misturar bem, juntar o queijo, misturar e servir imediatamente.   Rendimento: 6/8 porções.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FAROFA COM AMEIXAS (Arte de Comer Bem - Rosa Maria)


   Pegar 250g de ameixas pretas, tirar o caroço e levar ao fogo com 2 colheres de manteira para amolecerem (elas chupam toda a manteiga). Partir aos pedaços e juntar a farinha de mandioca. Não deixar ficar muito seca.  Servir com carne de porco.

BOLINHO DE AIPIM (A Arte de comer Bem - Rosa Maria)


   Passar no espremedor 1/2k de aipim e 250g de batatas cozidas. Juntar 1 colher de sopa de manteiga, sal e 3 gemas.  Misturar bem e por último acrescentar 3 claras em neve.  esquentar bastante banha ou azeite em uma frigideira e ai ir jogando a massa às colheradas. deixar corar. Escorrer em ir colocando em um tabuleiro forrado com papel pardo. Crescem como sonhos.                                                                

BOLINHOS DE ARROZ AMASSADO (A arte de Comer Bem - Rosa Maria)


   Bater no liquidificador 2 xícaras de chá de arroz com 1 xícara de chá de leite, 2 gemas; juntar 2 claras em neve. Prova o sal. Se quiser juntar cheiro verde picado. Fritar às colheradas em banha ou azeite quente.

EMPADINHA DE QUEIJO (Mathildinha)


   MASSA - Juntar 7 colheres de farinha de trigo, 1 colher de banha, 1 colher de manteiga, 1 gema e 1 colherzinha de café de sal. Amassar tudo muito bem e forrar forminhas untadas de manteiga, procurando estender a massa o mais fino possível.
  RECHEIO - 1/4 de queijo de Minas ralado ou 2 xícaras de qualquer outro queijo, ralado, 1 copo de leite, 1 colher de manteiga derretida e 4 ovos.  Misturar tudo muito bem, sem ir ao fogo e encher as forminhas forradas de massa,  Não é necessário cobrir com massa. Levar ao forno por 1/2 hora; retirar das forminhas e servir.

SIRICAIA (Pudim de gemas) Mathildinha



      1/2 garrafa de leite  (2 xícaras de chá) - 335g de açúcar  ( 1 xícara cheia é igual a 150g) - 12 gemas (aproveitar as do pudim de claras) - 2 colheres de manteiga e baunilha.  Bater as gemas com o açúcar, usando uma colher de pau. Depois juntar o leite com a baunilha; misturar bem e deixar descansar uns 20 minutos para, então, adicionar a manteiga. Assar em forma untada, em banho maria.

CREME DE CLARAS (Mathildinha)


     Ferver 2 xícaras de leite com 4 colheres de açúcar  (se precisar juntar mais um pouco de açúcar) - Juntar as claras em neve e levar ao fogo para engrossar. Deixar esfriar e despejar o creme em volta do pudim.

PUDIM DE CLARAS (Matildinha)


   Tome 6 claras em neve e 8 colheres de açúcar. Bater as claras com o açúcar até ficar bem firme.  Despejar em uma forma untada de açúcar queimado e assar em banho-maria.  Antes de esfriar virar a forma em um prato côncavo e esperar esfriar bastante antes de retirar a forma para  o pudim não se quebrar.  Servir com creme de claras em volta.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PÂO DOCE (Solange Do Carmo Silva)

60gr de fermento fresco
1 lata de leite condensado
1 e meia lata de leite morno
4 ovos
1 lata de oleo( a medida e da lata de leite condensado)
1 pitada de sal
1 kg de farinha de trigo  -  MODO DE FAZER: - Bata os 6 primeiros ingredientes, no liquidificador ( nao precisa bater por muito tempo)
Coloque , em uma vasilha, e va acrescentado a farinha, aos poucos. Nao coloque de uma so vez, porque depedendo do tamanhos dos ovos, nao vai usar toda.
A massa fica um pouco pegajosa, Va sovando bem, por que ela vai pegando o ponto de soltar das maos.
Cubra com um plastico e deixe crescer, ate dobrar de volume.Eu uso o metodo, da bolinha de massa, num copo com agua. Quando a bolinha emergir , esta boa.
Ai, ja esta pronta pra modelar.
Pode ser recheiada, como quiser.
Depois de modelados deixar crescer. Quando crescidos, pincelar ovo e oleo( POuquinho)
Levar ao forno medio, ate os paes ficarem douradinhos..
Os paezinhos pequenos, eu so pincelei o ovo, e joguei açucar cristal. A rosca eu recheei, com doce de abacaxi( que eu mesma fiz) com chocolate branco derretido, e bem misturadinhos. Em cima da rosca, leite com açucar> Deem preferencia ao açucar de confeiteiro, porque ai, fica aquela calda branquinha. Nao coloquei ,porque nao tinha na hora o açucar de congfeiteiro.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...