domingo, 7 de março de 2010

MEDIDAS ÚTEIS NA COZINHA


1 litro contém 6 xícaras de chá de água ou 4 copos de água - 1 garrafa contém 3 copos de água - 1 copo de água equivale a 250 ml - 1 prato fundo contém 200 gramas - 1 xícara de chá contém 150 gramas - 1 xícara de chá de farinha equivale a 115 gramas - 1 xícara de chá, rasa, de açúcar contém 120 gramas - 1 xícara de chá, rasa, de gordura, contém 160 gramas - 1 colher de sopa de manteiga corresponde mais ou menos a 50 gramas.

MOUSSE DE ABACAXI (salgada)


Fazer um doce com um abacaxi, picado em pedaços bem pequenos. Acrescentar: 250 gs de maionese - 1 lata de creme de leite com soro - cebola bem picadinha - temperos à vontade - 1/2 pacote de gelatina sem sabor, dissolvida conforme consta na embalagem. Botar em uma forma untada, levar para gelar, desenformar e enfeitar.

ARROZ COM ESPINAFRE


Lavar o espinafre e colocar em uma panela, sem água e sem sal, somente para ele muchar. Colocar em uma tábua e bater com uma faca para cortá-lo. Refogar na manteiga. Refogar o arroz, misturar ao espinafre e botar a água na qual tenha dissolvido um tablete de caldo Knorr (proporção da água: duas xícaras de água para cada xícara de arroz). Quando estiver quase cozido acrescentar um ovo que foi bem batido com uma colher de sopa de limão. Misturar bem. Tirar do fogo e botar queijo ralado, noz moscada ralada e cheiro verde. Servir em seguida.
As quantidades irão depender do número de pessoas.

FRANGO A MOLHO PARDO

1 frango - Há açougues que vendem o sangue para fazer o molho pardo. Se não, mate o frango cortando o pescoço e aparando o sangue em um prato fundo onde se tenha colocado anteriormente um pouco de vinagre para o sangue não coalhar. Refogue o frango normalmente deixando-o com um de caldo para o molho. Quando ele estiver cozido misture o sangue no molho e deixa cozinhar um pouco. Se ficar muito ralo, engrosse com um pouco de fubá.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...