quinta-feira, 28 de junho de 2012

BOLO DE LARANJA

3 ovos - 3 xícaras de chá de açúcar - 3 xícaras de chá de farinha de trigo - 1 1/2 xícara de chá de caldo de laranja - 1 pitada de sal - 1 colher de sobremesa de fermento químico MODO DE FAZER - Bater muito bem os ovos com o açúcar. Ir juntando a farinha de trigo, o caldo da laranja e a pitada de sal. Por último a fermento químico. Levar para assar em forma untada e enfarinhada. Forno médio.

PÃO CUCA (1983)

2 envelopes de fermento biológico - 100 grs de margarina - 1/2 copo de leite morno - 3 gemas - 3 ovos inteiros - 1 colher de sopa de óleo - 2 xícaras de chá de açúcar - 4 xícaras de chá de farinha de trigo - 100 grs. de frutas cristalizadas - 100 grs. de ameixa seca picada - 50 grs. de passa sem caroços. (as frutas, ameixa preta e passas devem ser passadas na farinha de trigo antes de botar na massa do pão). MODO DE FAZER - Desmanchar bem o fermento no leite morno. Colocar os outros ingredientes, sovando bem. Colocar as frutas e fazer os pães. POR CIMA VAI A SEGUINTE FAROFA: 1 tablete de 100 grs. de margarina - 6 colheree de sopa de farinha de trigo - 6 colheres de sopa de açúcar - 1 colher de sobremesa de canela em pó. Colocar por cima dos pães e levar para assar no forno quente.

PÃO DOCE (1983)

1 pcotinho de fermento biológico - 1 xícara de chá de leite morno - 6 colheres de sopa de açúcar - 1 pitada de sal - 3 ovos - 3 colheres de sopa de manteiga - Mais ou menos 750grs de farinha de trigo MODO DE FAZER - Dissolver o fermento com o açúcar e o leite morno. Juntar os outros ingredientes. Descansar por 2 horas, já formado os pães. Passar gema com açúcar por cima e levar para assar em forno quente.

PÃO CASEIRO (Ofélia 1983)

60 grs de fermento biológico - 1 copo de leite morno - 1 colher de açúcar - 1 k de farinha de trigo - 6 ovos batidos ligeiramente - 2 tabelets de 100 grs de margarina - 1 colher de sopa, rasa, de sal. MODO DE FAZER - Colocar no leite morno o fermento, o açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Bater e deixar crescer. Depois que crescer acrescentar os ovos, a margarina e o sal. Misturar bem e colocar a farinha aos poucos. Amassar bem e sovar até levantar bolhas. Se precisar, botar mais um pouco de farinha. Fazer os pães, colocar em forma untada e enfarinhada. Descansar em um lugar onde não haja corrente de vento. Botar um bolinha da massa em um copo com água. Quando ela subir o pão está bom para ir para o forno. Esquentar o forno em temperatura média por uns 10 minutos antes de botar o pão.

PÃO BETTY EEUU/ !(1974)

1 1/2 xícara de chá de água fervendo - 1 xícara de chá de aveia em flocos - 3/4 de xícara de chá de mel - 3 colheres de sopa, rasas, de manteiga - 2 colheres de chá de sal - 10 grs de fermento biológico - 2 xícaras de chá de água morna - 8 xícaras de chá de farinha de trigo. MODO DE FAZER = Jogar a água fervendo sobre a aveia e deixar descansar 30 minutos. Adicionar o mel, a manteiga e o sal. Misturar bem. Dissolver o fermento na água morna e misturar à aveia. Bater a mistura e ir colocando a farinha de trigo até a consistência de massa de pão. Amassar até ficar elástica e macia. Cerca de 10 minutos, mais ou menos. Fazer uma bola, untar com manteiga e deixar crescer por uma hora mais ou menos. Botar uma bolinha da massa em um copo com água. Quando ela subir a massa está boa. Abaixar a massa e torna a sovar. Dividir a massa em duas partes iguais, colocar em formas untadas e deixar crescer por mais 45 minutos. Botar também uma bolinha no copo com água para regular o tempo. Assar em forno quente (232°C) por 5 minutos. Depois abaixar a temperatura para 176°C e assar por 40 minutos, mais ou menos. Ao tirar do forno, ainda quente, passar manteiga por cima.

ROCAMBOLE

3 ovos - 1 xícara de chá de açúcar - 1 xícara de chá de farinha de trigo - 4 colheres de sopa de água - 1/2 colher de sopa de fermento químico. MODO DE FAZER - Bater muito bem as gemas com a água. Juntar, as claras em neve. Aos poucos ir acrescentando a farinha e o açúcar. Por último o fermento. Forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Forno quente. Depois de assado virar em um pano de prato úmido e enrolar como rocambole para dar o formato. Desvirar e rechear a gosto. Tornar a enrolar e botar açúcar de confeiteiro por cima.

BOLO SIMPLES

250 grs de açúcar - 125 grs de manteiga - l pitada de sal - 3 ovos inteiros - 3 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo - 1 1/2 xícara de chá de leite - 1 colher de sopa, rasa, de fermento químico. MODO DE FAZER - Bater muito bem o açúcar com a manteiga. Juntar a pitada de sal e os ovos, um a um. Ir colocando, alternadamente, a farinha e o leite. Por último o fermento. Assar em forno médio, em forma untada e enfarinhada. Se quiser, pode substituir a farinha por açúcar de confeiteiro. Ele faz uma camada crocante.

terça-feira, 26 de junho de 2012

BATATAS COM QUEIJO E PRESUNTO

1/2 litro de água onde foi colocada 1 colher de sopa de caldo de carne ou frango, líquido - 9 a 10 batatas grandes descascadas - 200 g de presunto cozido, em fatias - 300 gr de mozzarela, em fatias. Cozinhar as batatas no caldo de carne, em panela de pressão, por 5 minutos. Em uma forma refratária e untada, arrumar uma camada de batatas, outra de presunto e outra de mozzarela. Ir repetindo as camadas cuidando para que a última camada seja de mozzarela. Levar o forno médio por 10 minutos.

OMELETE DE QUEIJO

3 ovos - 1/2 xícara de chá de queijo prato ralado - 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado - 2 colheres de sopa de creme de leite - 2 colheres de sopa de farinha de trigo - salsa picada - manteiga para fritar. Baber os ovos junto com os demais ingredientes, misturando bem. Derreter a manteiga em uma frigideira grande, espalhar a massa e, quando dourar, enrolar como panqueca.

SURPRESA DE OVOS

4 ovos - 4 cenouras - 1 lata de ervilhas - 4 fatias de presunto - 100 g de manteiga - sal - pimenta do reino - 1 pitada de açúcar - salsa picada MODO DE FAZER - Raspar, lavar e cortar as cenouras em rodelas. Derreter um pouco da manteiga, adicionar a cenoura, temperar com sal e 1 pitada de açúcar. Cozinhar com pouca água. Quando estiverem cozidas acrescentar as ervilhas e a salsa, misturando cuidadosamente. Manter aquecida. Na outra parte da manteiga fritar ligeiramente as fatias de presunto e os ovos. Como arrumar o prato: Dispor as fatias do presunto e espalhar sobre cada uma 1 colher de sopa de ervilhas e cenouras e sobre os legumes 1 ovo frito. Contornar as fatias do presento com o resto dos legumes.

TORTA DE PALMITO

RECHEIO - Fazer um refogado com 4 colheres de sopa de azeite - 1 cebola picadinha - 2 dentes de alho bem amassados - sal 1/2 k de tomates maduros e picados - pimenta - 1/2 xícara de chá de azeitonas picadas - 1 vidro de palmito -salsa - cebolinha MASSA : Bater no liquidificador 5 ovos pequenos ou 4 grandes (gemas e claras), 2 xícaras de chá de leite - 1 xícara de chá de óleo (não precisa ser bem cheia) 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado - 1/2 colher de sobremesa de sal - 12 colheres de farinha de trigo peneirada com 2 colheres (rasas) de sopa de fermento químico. Depois de de tudo bem batido, despejar a massa em uma assadeira ou pirex untado. Por cima colocar o recheio e levar para assar em forno médio.

EMPADAS DE BATATA

1/2 k de batatas - 3 colheres de sopa de maizena - 2 colheres de sopa de manteiga - 1 colher de chá de sal - 3 gemas - 100 gr de queijo parmesão relado. MODO DE FAZER - Cozinhar batata e amassar inda quente. Misturar os outros ingredientes e forrar forminhas, untadas. Recheio à vontade. Cobrir com a massas, pincelar com gema e levar ao forno bem quente.

ABOBRINHA COM OVOS

3 abobrinhas - 6 ovos - 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado - sal - pimenta do reigo - 150gr de manteiga. MODO FAZER - Lavar as abobrinhas e raspar a casca. Cortá-las ao meio, no sentido do comprimento e retirar um pouco da polpa de cada pedaço. Untar um prato refrtário com manteiga, dispor as abobrinhas, polvilhar com, pimenta do reino, queijo ralado e pedacinhos de manteiga por toda a superfície. Levar ao forno médio por 15 minutos, mais ou menos. Quando estiverem macias, retirar o prato do forno e quebrar os ovos sobre as abobrinhas. Polvilhar lentamente com sal e pimenta e levar aovamente ao forno por 7 minutos para cozinhar os ovos.

MASSA BÁSICA PARA PIZZA

10 grs de fermento biológico (1 pacotinho) - 3 xícaras de chá de farinha de trigo - 1 colher de chaá de sal - 1 pitada de açúcar - 1 xícara de chá de água morna - 1 ovo - 2 colheres de sopa de margarina. MODO DE FAZER - Em uma tigela dissolver o fermento com a água morna; juntar o açúcar e 1 xícara de farinha de trigo, misturando bem. Cobrir e deixar descansar por 1 hora e meia, mais ou menos. Passado esse tempo, juntar o ovo, a margarina e o restante da farinha de trigo. Amassar bem. Se ficar mole, juntar mais um pouco de farinha de trigo. Sovar a massa e deixar descansar mais um pouco em um lugar onde não haja corrente de vento. Coloca uma bolinha da massa em um copo com água. Quando ela subir a massa está boa. Untar com óleo uma forma de pizza; abrir a massar o forrar a forma. Levar ao forno quente. Quando a massa estiver quase assada, retirar do forno e cobrir rapidamente com o molho de tomate, mozzarela e outros ingredientes que quiser. Polvilhar com orégano, regar com azeite e levar ao forno até derreter a mozzarela.

LASANHA ANA MARIA

2 colheres de sopa de azeite - 1 cebola média picada - 250gr de carne moida - pimenta do reino - l tablete de caldo de carne (pode ser substituido por uma colher de caldo de carne, líquido)- 1 colher de sopa de caldo de carne - 1 colher de sopa de massa de tomate - 6 tomates de sem peles e sem sementes - 250 grs de massa para lasanha - 300 grs. de mozzarela em fatias- - 1 lata de creme de leite - 2 pires de queijo parmesão ralado - 3 ovos cozidos - 250gr de azeitona. MODO DE FAZER - Refogar no azeite a cebola e a carne moida. Temperar e deixar fritar um pouco. Juntar o caldo de carne, a massa de tomate e os tomates picados. deixndo cozinhar em fogo brando por alguns minutos. À parte, cozinhar a lasanha em água e sal, sem deixr ficar muito mole. Escorrer. Em uma forma refratária, untada com manteiga arrumar camadas de lasanha, molho de tomate, mozzarela, creme de leite e queijo ralado. Distribuir rodelas de ovos cozidos e azeitonas inteiras entre as camada. A ùltima camada deve ser de mozzarela, decorada com rodelas de ovos e azeitonas. Polvilhar com bastante parmezão ralado. Levar o forno por 15 minutos.

PATÉ DE TOMATE ZÁS-TRÁS

1 envelope de sopa-creme de tomate, 1 xícara de chá de água fria, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de chá de queijo fresco ralado. Misturar bem todo o conteúdo do envelope da sopa-creme de tomate com a água. Levar o fogo em banho-maria, mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo, juntar a manteiga e o queijo, misturando bem. Deixar um pouco na geladeeira antes de servir.

PATÉ DE TOMATE E RICOTA

1 xícara de chá de leite - 1/2 ricota fresca, picada (250gr), sopa creme de tomare - pimenta do reino. Bater no liquidificador o leite, a ricota e o contéudo do envelope da sopa-creme, por 3 minutos. Ir ligando e desligando para misturar bem. Temperar a gosto e antes de servir deixar um pouco na geladeira.

DIP DE CEBOLA

1 lata de creme de leite sem soro - 2 colheres de sopa de manteiga - 1 envelope de sopa-creme de cebola - pimenta do reino. Levar ao fogo em banho-maria o creme de leite com a manteiga, mexendo até aquecer. Retirar do fogo, despejar a sopa-creme de cebola, temperar com a pimenta e mexer até obter uma consistência cremosa.

DIP DE TOMATE

1 lata de creme de leite, sem soro - 1 envelope de sopa-creme de tomate - pimenta do reino a gosto. Misturar ao creme de leite a sopa-creme de tomate e a pimenta do reino. Misturar bem e deixar descansar um pouco na geladeira.

QUEBRA QUEBRA (Flora/JFa)

2 copos de polvilho doce, peneirado - 1 copo de araruta - 1 copo de açúcar - 1/2 copo de manteiga - 2 ovos MODO DE FAZER - Amassar muito bem todos os ingredientes até o ponto de enrolar. Enrolar em cordões (como para nhoques), cortar os biscoitos e apertar com um garfo. Assar em assadeira untada. Forno médio.

TRONQUINHOS

1 lata de leite condensado - 200 gr de amendoim torrado e moido - 1 pacote de coco ralado. MODO DE FAZER - Cozinhar o leite condensado por 30 minutos na panela de pressão. Retirar e misturar ao amendoim. Enrolar, cortar como tronquinhos e passar no coco ralado. B otar em forminhas de papel.

BOLINHOS DE QUEIJO

1 lata de leite condensado - 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado - 1 colher de chá de baunilha Misturar tudo e levar ao fogo baixo e ir mexendo até aparecer o fundo da panela. Deixar esfriar, fazer as bolinhas, passar no açúcar e colocar uma passa para enfeitar. Acondicionar em forminhas.

CAJUZINHO DE AMENDOIM

4 claras em neve - açúcar - 1/2 k de amendoim torrado e moido - chocolate em pó. MODO DE FAZER - misturar tudo e adoçar até poder enrolar. Fazer os docinhos em forma de cajuzinhos, passar no açúcar e colocar a metade de um amendoim para enfeitar.

BRIGADEIRO

1 lata de leite condensado - 1 colher de sopa de manteiga - 2 colheres de sopa de chocolate em pó - 1 pacote de chocolate granulado. MODO DE FAZER - Levar tudo ao fogo baixo e ir mexendo até que apareça o fundo da panela. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate granulado. Colocar em forminhas.

FRICASSÉ DE FRANGO (outra receita)

1 k de peito de frango - 1 copo de requeijão - 1 copo de molho branco - 1 lata de milho verde - farinha de trigo, queijo parmesão ralado, manteiga, sal, pimenta. MODO DE FAZER - Desossar os peitos do frango e cortar em filés mais grossos. Temperar - Arrumar os filés em um pirex e despejar sobre eles 1 colher de sopa de manteiga derretida. Levar ao forno. Fazer um molho branco (farinha tostada na manteiga, o leite, queijo parmesão ralado e sal, se precisar). Depois do molho pronto tirar do fogo e acrescentar o requeijão. Depois dos files assados retirar do forno e despejar por cima o molho branco e por cima o milho verde escorrido. Levar ao forno para gratinar. Servir com arroz branco e batata palha.

PÃO DE QUEIJO EM FORMINHAS (Matildinha)

3 copos de polvilho azedo, coado - 2 copos de queijo curado, ralado - 2 copos de leite - 1 colher de sopa, rasa, de sal - 1 copo de óleo MODO DE FAZER - Amassar bem e levar para assar em forminhas untadas. Colocar pouca massa porque cresce muito. Forno quente.

domingo, 24 de junho de 2012

BOLO INGLÊS DE LIMÃO COM GLACÊ (web)

Ingredientes Massa 2 tabletes de margarina sem sal em temperatura ambiente 3 xícaras de farinha de trigo 3/4 xícara de leite integral Raspas de 2 limões 1/3 xícara de suco de limão 1 ½ colher de café de sal ½ colher de café de bicarbonato de sódio ½ colher de café de fermento em pó 2 xícaras de açúcar 5 ovos grandes Glace de limão 1 ½ xícara de açúcar de confeiteiro ½ xícara de suco de limão Leite, se desejar Modo de preparo Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe duas assadeiras de bolo inglês. Em uma pequena tigela, misture o leite, o suco de limão e as raspas do limão. Em uma outra tigela, misture a farinha, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até que fique claro e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com a mistura de leite, que deve ser adicionada em duas partes. Termine de adicionar os ingredientes com a mistura de farinha. Bata até que a massa fique homogênea, mas sem excesso. Divida a massa igualmente entre as duas assadeiras e asse por 40 minutos, ou até que ao inserir um palito ele saia limpo. Deixe esfriar. Glacê: Misture o açúcar e o suco de limão. Caso deseje um glacê mais líquido, coloque um pouquinho de leite até atingir a consistência desejada. Coloque sobre o bolo de limão frio. Sugestão da Cup n¿ Cakes Confeitaria Americana. Informações: (19) 9790-7025.

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...