quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MOLHO DE TOMATE - Carol

A pedidos... Eu faço o molho de tomate assim:

Tire a pele dos tomates (eu coloco sobre a chama, espatado num garfo pra soltar a pele mais fácil, há quem use água fervente, mas eu prefiro fazer um por um na chama), corte em quatro e tire as sementes. Corte em pedaços menores (não precisa ser muito pequeno) e coloque em uma panela.

Leve ao fogo baixo só os tomates. Sem sal, sem água, nada. Vá mexendo de vez em quando, os tomates vão dissolvedo. Se colocar água, sal, tempero, óleo etc isso não acontece). Quando os tomates estiverem bem dissolvidinhos, tempere com sal, azeite e alho. Você pode usar alho torrado, que também fica uma delícia.

Se os tomates estiverem muito ácidos, nessa hora de temperar, coloque um pouco de leite ou de açúcar para quebrar a acidez.

Como variação, coloco um pouco de vinho no final e deixo ferver um pouco pra evaporar o álcool.

Um comentário:

  1. Pode fazer o molho botando os tomates (sem tempero, sem nada) em uma panela de pressão. Fecha e deixa em fogo baixo por uns 45 minutos. O tomate junta muita água, mas se quiser, abre a panela de vez em quando para se certificar. Ainda tendo água, deixa no fogo para secar, sem pressão. Tempera depois.

    ResponderExcluir

BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO. Ingredientes: 2 ovos 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de fermento 1 xícara de leite 1/2 xícara de maizena 4...